in

Ministro da Austrália se posiciona contrário à realização de prova em Canberra; entenda

Primeiro-ministro do país, Andrew Barr rejeitou um eventual retorno da etapa da Supercars na capital da Austrália

supercars-v8
Divulgação / Supercars Australia

O V8 Supercars Championship é a competição que se equivale à Nascar nos Estados Unidos e ao brasileiro de Stock Car. Assim, o campeonato é disputado na Austrália e Nova Zelândia e, inclusive, vem exportando pilotos para a Nascar.

Por exemplo, o neozelandês Shane van Gisbergen estreou na categoria vencendo a etapa da Nascar nas ruas de Chicago, no início de julho. O piloto estará na corrida em Indianápolis em 13 de agosto. Além dele, o australiano Brodie Kostecki também deverá marcar presença no lendário circuito oval Indianapolis Motor Speedway.

Desse modo, ocorreu uma tentativa da retomada da etapa no circuito de rua de Canberra. Anteriormente, a capital da Austrália havia recebido corridas da V8 Supercars Championship. Então, a ideia foi projetada em torno do Parque de Exposições da cidade, ao invés do layout do Triângulo Parlamentar utilizado entre 2000 e 2002.

Território da Capital da Austrália é o único estado do país que não tem etapas da V8 Supercars

Mas, segundo o portal Canberra Times, a proposta foi rejeitada pelo ministro-chefe do Território da Capital da Austrália, Andrew Barr. De acordo com a publicação, o político acredita que o investimento de “dezenas de milhões de dólares” na corrida não terá retorno financeiro.

“A avaliação da diretoria foi que não combinou”, disse Barr. “Isso exigiria um investimento significativo do governo do Território em infraestrutura no Parque de Exposições que não estávamos em condições de fazer”, completou o político.

A posição de Andrew Barr desapontou Russell Avis, um dos mentores do projeto de Canberra. “Haveria custos iniciais de infraestrutura envolvidos, mas nossa intenção era alavancar os compromissos que já haviam sido feitos para atualizar a rede rodoviária e as novas instalações do Parque de Exposições”, declarou, ressaltando que a etapa da Supercars na capital da Austrália proporcionaria um grande faturamento.

Além disso, lamentou não ter conseguido se reunir pessoalmente com Andrew Barr, por conta da agenda do ministro-chefe. Mesmo assim, Russell Avis ainda se mantém confiante. “Ainda acreditamos nessa ideia. Temos um plano alternativo para trazer uma corrida de Supercar V8 para Canberra”, finalizou. O Território da Capital da Austrália é o único estado ou território do país que não recebe a competição de automobilismo.

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Comentários

Loading…

Toto Wolff

Toto Wolff abre o jogo sobre novas atualizações da Mercedes

Yamaha apresenta novo modelo para próximo Mundial de Motocross