in

Nascar: conheça 4 filmes sobre a stock car norte-americana

Tom Cruise, Richard Pryor e Will Ferrell atuaram em produções que abordam a categoria

Reprodução / Dias de Trovão

Considerada a principal categoria do automobilismo norte-americano, a NASCAR conta com uma legião de fãs na América do Norte e no Brasil. A velocidade, os acidentes e a vida de alguns pilotos foram inspirações para o cinema. Veja uma pequena lista elaborada pelo Naspistas.com.

Dias de Trovão

Lançado no ano de 1990, Dias de Trovão coloca Tom Cruise na pele de Cole Trickle, um piloto que deixou a Fórmula Indy para se aventurar na Nascar. Sem sucesso nas 500 Milhas de Indianápolis, Cole sonha com o triunfo na tradicional Daytona 500.

Contratado por Tim Daland (Randy Quaid), o novato conta com o apoio de Harry Hogge (Robert Duvall), o seu chefe de equipe. Em sua trajetória, Cole passa por um processo de adaptação e conquista o seu primeiro patrocínio após uma vitória em Darlington.

O sucesso meteórico do personagem intensifica a sua rivalidade com Rowdy Burns (Michael Rooker), o atual campeão da categoria. Em busca do triunfo, os dois pilotos acabam se acidentando na Fireckracker 400, realizada em Daytona.

Enquanto Trickle se recupera, Burns descobre que ficou com sequelas ocasionadas pelo acidente. No retorno às pistas, Cole precisa superar o seu substituto na equipe, Russ Wheeler (Cary Elwes). Sob pressão, o personagem se une ao seu antigo rival para disputar o título.

Greased Lightining

Richard Pryor pode ser considerado um dos grandes nomes da comédia norte-americana. O ator brilhou ao interpretar o deficiente visual Wallace Carue, em “Cegos, Surdos e Loucos”(1989) e obteve destaque como o “boneco humano”, Jack Brown, de “O Brinquedo” (1982).

No entanto, poucos conhecem o lado dramático do comediante. Pryor deu vida a Wendell Scott na cinebiografia “Greased Lightining”, de 1977. O roteiro narra história do primeiro piloto negro a vencer uma corrida na Nascar.

Além de contar a difícil trajetória de Scott, “Greased Lighting” também aborda o preconceito racial que está no entorno da categoria. Vale destacar que a Nascar tem grande popularidade no sul dos Estados Unidos, região que ficou marcada na história por movimentos supremacistas, como a escravidão e a Ku Klux Klan, idealizada em 1865, no Tennessee.

Ricky Bobby – A Toda Velocidade

“Ricky Bobby – A Toda Velocidade”, de 2006, apresenta a categoria sob uma outra ótica. Focado no humor, o filme brinca com os estereótipos da Nascar. A direção fica a cargo de Adam McKay e Will Ferrell, de Austin Powers, vive o personagem principal.

Ricky é um mecânico que tem a oportunidade de substituir o piloto titular de sua equipe. Com um bom desempenho em sua estreia, o jovem acaba contratado para disputar a temporada.

No entanto, a chegada do francês Jean Girard, interpretado por Sacha Baron Cohen, de “Borat”, causa um um grande impacto na carreira do protagonista. Em busca de resultados, Ricky Bobby se acidenta e perde a sua hegemonia.

Para retornar à elite, o protagonista busca a ajuda do seu pai, um ex-piloto que tem problemas com álcool e drogas. Depois de estar no fundo do poço, Ricky Bobby disputa uma prova contra o seu rival em Talladega.

3: The Dale Earnhardt Story

Dale Earnhardt pode ser considerado um dos maiores ícones da Nascar e a sua vida foi retratada em “3: The Dale Earnhardt Story”, lançado no ano de 2004. O personagem principal é interpretado pelo ator Barry Pepper.

Produzido pela ESPN, o longa foi alvo de polêmicas. A primeira está relacionada a família do piloto, que não participou do processo de produção. Desta forma, o filme apresenta certa imprecisão relacionada aos fatos que são relatados.

Outro fator curioso está associado aos carros, que não correspondem aos modelos que foram pilotados por Dale Earnhardt.

Na vida real, o multicampeão da Nascar faleceu em 2001, quando disputava a última volta das 500 Milhas de Daytona.

Bruno Bravo Duarte

Escrito por Bruno Bravo Duarte

Jornalista com atuação nos portais Naspistas.com e Torcedores.com. Teve passagens por Euqueroinvestir.com, Jornal Povo, Niterói TV, Jornal A Orla e Jornal do Rock. Apaixonado por automobilismo, tifosi de carteirinha e Youtuber nas horas vagas.

Comentários

Loading…

Ayrton Senna

Ídolo da Fórmula 1, Ayrton Senna, é declarado Patrono do Esporte Brasileiro

Toto Wolff e Lewis Hamilton Hamilton, Mercedes

F1: chefão da Mercedes, Wolff faz alerta sobre o GP do Azerbaijão