A derrota contundente de Kevin Harvick para Ryan Blaney não foi tão próxima, já que o número 4 da Stewart-Haas Racing Ford de Harvick falhou na inspeção pós-corrida e ele foi desqualificado. A Nascar anunciou a decisão algumas horas após a bandeirada final do Grande Prêmio de Talladega.
Harvick, que foi derrotado por Blaney por 0,012 segundos em uma chegada fotográfica no domingo em Talladega (Ala.) Superspeedway, foi desclassificado pela NASCAR depois que os oficiais descobriram que seu Ford número 4 da Stewart-Haas Racing tinha fechos de para-brisa não protegidos.
Ou seja, uma para-brisa não protegido acaba provocando a desqualificação ocorre por violar os números do Livro de Regras da NASCAR 14.5.6.2.F Pára-brisa e 14.1.E&P Regras Gerais de Veículos Montados. Com isso, Harvick perde todos os pontos de etapa ganhos na corrida e passa para o 38º lugar na ordem de corrida.
A ordem revisada dos 10 primeiros da corrida de domingo foi alterada para: Blaney, William Byron, Denny Hamlin, Corey LaJoie, Austin Cindric, Justin Haley, Chase Elliott, Ryan Preece, Riley Herbst e Daniel Suarez.
Como sempre, a SHR tem o direito de apelar da penalidade, mas não houve resposta imediata da organização na noite de domingo se planejavam fazê-lo. Ou seja, tudo indica que o resultado revisado com a punição de Harvick será mantido.
A corrida de domingo foi a última corrida de supervelocidade da carreira de Harvick, que inclui uma vitória anterior em Talladega (2010) e duas vitórias em Daytona, incluindo o Daytona 500 de 2007. Enquanto a corrida de domingo contou com 70 mudanças de liderança entre 24 pilotos, Harvick esperou pacientemente pela sua vez na frente, só assumindo a liderança pela primeira vez na volta 161.
É a primeira vez neste ano que um carro de uma equipe da Cup Series é desqualificada, com a desclassificação mais recente ocorrendo na penúltima corrida da temporada de 2022, quando Brad Keselowski perdeu o quarto lugar no Martinsville Speedway.
A explicação da chefia de Harvick sobre a decisão da Nascar
O chefe da equipe de Harvick, Rodney Childers, recorreu às redes sociais para explicar o problema, dizendo: “Houve momentos em que fui pego fazendo algo que não deveria. parafusos do pára-brisa vibrando. Meus caras tinham borracha nas roscas e engoliram a ponta. Ainda saíram. Não tenho certeza do que mais poderíamos fazer. “