in

Nascar e Fórmula Indy podem compartilhar corrida em GP de rua; entenda

Indy e Nascar sediarão, no próximo fim-de-semana, etapas no oval de Indianápolis; experiencia poderá ocorrer também em circuitos de rua

Divulgação/Indy e Nascar

A Fórmula Indy e a Nascar são bastante populares nos Estados Unidos, em especial por suas pistas ovais. Enquanto a Indy costuma receber também muitas provas em circuitos de rua, a Nascar vem aderindo a este estilo. O exemplo mais lembrado é a recente etapa de Chicago, no mês passado.

Dessa forma, existe uma possibidade de Nascar e Fórmula Indy dividirem um evento num mesmo circuito de rua, da mesma forma que já vem acontecendo nos ovais. Na opinião do jornalista Bruce Martin, do site SpeedSport, a ideia não parece estranha. Afinal, o comentarista se ampara no sucesso da corrida pelas ruas de Chicago, da tradicional competição de stock car norte-americana, no começo de julho.

Tanto que Martin apostaria em Detroit como um local, do ponto de vista comercial, considerado ideal para a eventual experiência. Entretanto, o jornalista chama a atenção para algumas adaptações que o circuito teria que ter.

“A pista de corrida real pode ser muito estreita e muito curta para os stock cars maiores. Além disso, Detroit teria que utilizar um pit lane duplo para acomodar um campo da Indy completo, que é 13 carros mais leve que um da Cup Series”, analisou Bruce Martin.

Iniciativa poderia trair novos fãs da Indy e da Nascar

Então, o piloto da IndyCar, Christian Lundgaard, apoiaria a iniciativa da exposição das competições de automobilismo a diferentes fãs. Nesse sentido, o dinamarquês da Rahal Letterman Lanigan lembrou da rodada dupla de GP de Iowa em julho, que recebeu quatro grandes shows musicais.

“Tenho amigos que não foram ao fim-de-semana em Iowa para assistir às corridas, e sim pelos shows. Acho ótimo porque levamos as pessoas que vêm pela música e assistem às corridas e, com sorte, se interessam pelo esporte e passam a comparecer mais nas provas. É disso que precisamos”, observou Lundgaard.

Desse modo, o dinamarquês aprova uma possível união Nascar/IndyCar também num circuito de rua. “Seria legal, a maior série de corrida americana compartilhando a mesma pista. Como uma corrida de rua, traria um grande número de pessoas de todo o país, potencialmente de todo o mundo. Seria algo superemocionante”, opinou o piloto da Fórmula Indy.

No próximo fim-de-semana, as duas competições irão compartilhar etapas no lendário circuito oval de Indianápolis Motor Speedway, entre 11 e 13 de agosto. Esta união foi realizada pela primeira vez em 2020, por necessidade devido à pandemia de covid-19, através das mudanças de cronograma. E que se tornaria natural a partir daí entre Indy e Nascar.

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Comentários

Loading…

Dorchy em Le Mans

Recordista de Le Mans morre aos 78 anos de idade

Max Verstappen sofreu lesão durante GP da Inglaterra; saiba mais

Max Verstappen volta a falar sobre os riscos da Fórmula 1: “Pense um pouco nisso”