Nas movimentações de bastidores visando as próximas temporadas, a Nascar deve oficializar nas próximas horas um novo acordo acerca dos direitos de transmissão para a Cup Series. De acordo com o site Motorsport.com, a categoria tem tratativas alinhavadas com a FOX Sports para a exibição das 14 primeiras corridas da competição.
Diante disso, haverá uma divisão. A NBC, emissora que atualmente é a parceria da Nascar, exibirá a segunda metade da temporada, sendo contemplada com a reta final de definição sobre título. As dez corridas intermediárias serão fracionadas entre TNT e um empresa de streaming, que ainda não foi oficializada, mas deve ser a Amazon.
Ainda nesta quarta-feira (29) é aguardado um anúncio oficializando as novidades na Nascar, durante a cerimônia de premiação de final de ano, que ocorre em Nashville. O contrato vigente entre a categoria e a Fox Sports e NBC tem o encerramento na final da próxima temporada. A parceria é vigente desde 2015. Na oportunidade, as cifras pelo acordo ficaram na casa de US$ 8,2 bilhões pela duração de 10 anos.
O acordo atual da Nascar determina que a receita da TV é dividida em 65% para pistas, 25% para equipes e 10% para a categoria. O contrato também tem vencimento no final do próximo ano. Nos bastidores, ainda não houve um consenso sobre a renovação do sistema de fretamento, o que deve impactar uma mudança no repasse das receitas, com as equipes contemplando cifras mais altas.
Em julho deste ano, a Nascar tornou oficial o acordo por um contrato de sete anos com a CW Network para a exibição das corridas da Xfinity Series. A parceria passa a valer a partir de 2025. O negócio foi fechado em US$ 115 milhões anuais. Essa será a primeira vez que todas as corridas da série serão transmitidas na televisão de forma gratuita.