in

Conheça melhor a Euroformula Open, a nova categoria do Fefo na Europa

Depois de dois anos correndo de Fórmula 4, no Brasil e na Espanha, entendemos que chegou a hora para a escalada natural do Fefo na progressão de seu desenvolvimento com piloto de fórmula. Em 2024 ele permanece com base na Europa e passa a defender a equipe Motorpark na Euroformula Open. Com sede na Alemanha, o time preparou os carros dos pilotos campeões nos últimos três anos. O Fefo já testou com eles e teve um bom entendimento com os profissionais com quem vai trabalhar durante o ano, o que me deixou animado em Barcelona.
Antes de entrar em maiores detalhes sobre o carro, formato de disputa e histórico da categoria, temos que lembrar que não seria possível dar sequência ao sonho do Fernando nas pistas da Europa sem o apoio fundamental da Porto e Mahrte. As marcas estiveram com ele na temporada 2023 e serão suas principais patrocinadoras em 2024 na nova categoria.
A Euroformula Open é a herdeira da F3 Espanhola, categoria que teve o Ricardinho Mauricio como campeão em 2003. Já sob o nome atual, outros dois brasileiros conquistaram o campeonato da Euroformula Open: Vitor Baptista em 2015 e Felipe Drugovich em 2018.
Drugo é um dos quatro reservas do grid atual da F1 com passagem pela Euroformula, onde andaram também o Carlos Sainz e o Yuki Tsunoda, além de pilotos de sucesso na Indycar como Alex Palou.
Os carros são equipados com chassis Dallara 320. Lançado em 2020, é um chassi reconhecido internacionalmente como um dos melhores carros de F3 no mercado e os carros têm até 240 HP de potência. É um salto considerável, uma vez que o F4 que o Fefo pilotou até ano passado tinha em torno de 190 cavalos e praticamente o mesmo peso. A olho nu, vendo ele treinar em Barcelona, tive a impressão que é um carro muito, mas muito, mais veloz.
A última curva por exemplo ele contornou toda com o pé cravado! Eu nunca tinha visto isso com um carro de corrida naquela pista e confesso que fiquei bem apreensivo vendo ele andar pela primeira vez. O coração do pai acelerou acompanhando do lado de fora!
Assim como na Stock Car e na F4 Brasil em 2023, a Hankook é a fornecedora oficial de pneus.
O fim de semana tem treinos livres na sexta-feira, com um quali e uma corrida no sábado e outro quali e outra corrida no domingo.
O calendário 2024 da Euroformula Open tem previstas oito etapas, todas em pistas que recebem ou já receberam GPs de Fórmula 1. A abertura é no fim deste mês no Algarve e depois o campeonato passa por Hockenheim, Spa, Hungaroring, Paul Ricard, Red Bull Ring, Barcelona e Monza.
São todas pistas fantásticas, onde tive o prazer de pilotar, com algumas vitórias. Agora, da garagem da equipe Motorpark, espero desfrutar de uma outra maneira, vendo meu filho caçula Fernando desvendar esse novo degrau de sua carreira como piloto profissional.
Acelera, Fefo!

Comentários

Loading…

Corrida de Fórmula 1

Pista de Fórmula 1 sofre mudanças estruturais 

McLaren vai integrar o grid da Fórmula 1, em 2024

F1 hoje: McLaren surpreende e anuncia saída de diretor David Sanchez