Neste domingo Piquet Jr, Daniel Schneider e Andy Meyrick tiveram uma jornada de recuperação no icônico circuito de Spa-Francorchamps, pela quarta etapa do European Le Mans Series. O trio que largou do oitavo lugar chegou a cair para o décimo posto e recebeu a bandeira quadriculada em quarto lugar na classe ProAm.
O ORECA-07 #21 da United Autosports foi o quinto colocado geral, melhor resultado na temporada.
Partindo do 8º lugar do grid Daniel Schneider manteve a posição nos primeiros minutos de prova, mas acabou perdendo o controle e se chocando contra o guard rail, com isso o carro #21 teve que ir para os boxes e caiu para o décimo lugar.
O stint teve um safety car na largada e Schneider escapou dos incidentes.
Na sequência Andy Meyrick assumiu o carro #21 da United Autosports. O piloto chegou a ocupar o oitavo posto até a parada nos boxes, quando voltou na nona posição.
A corrida seguia sem grandes intercorrências e Meyrick ganhava terreno, com pouco mais de duas horas de prova o carro #21 já vinha no sétimo lugar. Por duas vezes o carro de segurança foi acionado após acidentes com concorrentes.
Com uma hora e trinta minutos de prova um forte acidente com um carro da classe LMP2 fez o carro de segurança ser acionado pela terceira vez. Neste momento Andy havia avançado para o sexto lugar.
Faltando pouco mais de uma hora para o fim Piquet Jr assumiu o carro #21 e voltou para a pista no sétimo lugar, ainda sob safety car. Após 30 minutos sob bandeira amarela a prova foi reiniciada.
Piquet vinha em um ritmo forte e recuperou a sexta posição, faltando apenas 37 minutos para o fim o safety car foi acionado novamente após escapada de pista de um piloto e o brasileiro aproveitou para fazer o último pit stop, mantendo a posição.
A relargada aconteceu faltando 22 minutos para o fim e Piquet seguia no sexto posto, no entanto, a bandeira verde durou menos de 10 minutos e o carro de segurança retornou após outro incidente.
Na relargada Piquet avançou para o quinto posto da prova e o trio já escalava três posições na corrida. Há 5 minutos do final foi dada a bandeira amarela em todo circuito devido a escapada de pista de mais um concorrente.
Assim que a bandeira verde foi agitada Piquet avançou mais uma posição e recebeu a bandeira quadriculada no quarto lugar da classe LMP2 ProAm, sendo o quinto geral.
O próximo compromisso de Piquet pelo European Le Mans Series acontece no dia 20 de outubro, no circuito do Algarve, em Portugal.
O que ele disse:
“Foi uma corrida difícil, na primeira saída do carro teve uma escapada de um dos nossos pilotos e acho que prejudicou um pouco nosso desempenho. Tivemos bastante safety car, então foi uma corrida bem travada. A equipe fez um bom trabalho nos pits e isso nos ajudou. Fico feliz por termos conquistado a melhor classificação geral do carro #21 e agora o foco é tentar vencer no Algarve.”
Nelson Piquet Jr