A FIA emitiu um comunicado oficial onde afirma estar preocupada com a quantidade de pessoas que tiveram acesso ao grid nos últimos eventos, principalmente após o incidente envolvendo Neymar no Grande Prêmio da Espanha.
Antes do início de cada corrida, convidados, membros da equipe, celebridades e mídia internacional têm acesso ao grid. No entanto, a FIA levantou preocupações de segurança depois que Neymar e outros convidados ainda estavam presentes na lateral da pista no início da volta de formação para o Grande Prêmio da Espanha, ocorrido no início deste mês.
O incidente, assim como a invasão da multidão no final do Grande Prêmio da Austrália em abril, foram discutidos no Conselho Mundial de Automobilismo na terça-feira (20). Uma declaração do Conselho diz que está “aguardando as conclusões da revisão da invasão da pista” na Austrália, com o promotor do evento definido para enviar o relatório até o final de junho.
Após o incidente na Espanha, o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, destacou que passou por muitas pessoas no grid, sugerindo que uma repressão às medidas de acesso pode ser iminente. A preocupação é para evitar maiores acidentes nos momentos que antecedem a largada das corridas.
Veja o que disse Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, sobre Neymar e o incidente no GP da Espanha
“Devemos aprender com o incidente no Grande Prêmio da Espanha. A FIA foi assegurada por Stefano Domenicali (CEO da Fórmula 1) de que medidas estão sendo tomadas para garantir que não haja repetição do incidente.
“É um problema não apenas na Fórmula 1, mas também na Fórmula E e no Campeonato Mundial de Endurance e outras categorias de minhas experiências recentes com muitas pessoas no grid em alguns eventos. Não tenho dúvidas de que, em todos os casos, o promotor cumprirá os requisitos de segurança. É dever da FIA garantir um ambiente seguro para todos. A segurança no esporte a motor é a principal prioridade da Federação”.