A Jaguar TCS confirmou logo após o encerramento da temporada 2022/23 da Fórmula E que não renovará o contrato com Sam Bird. Com isso, o piloto deixa a equipe após três temporadas completas.
Embora a saída de Bird já fosse conhecida não oficialmente há algum tempo, ela foi oficialmente confirmada pela equipe de Coventry após o final da temporada em Londres. O piloto britânico deve ser substituído por Nick Cassidy, que conquistou a vitória na última corrida da temporada no último domingo para conquistar o Campeonato de Construtores para Envision Racing.
Mesmo assim, tudo indica que Bird garantiu uma na categoria elétrica para 2024 e acredita-se que esteja se mudando para a NEOM McLaren para fazer parceria com o compatriota Jake Hughes, em uma parceria 100% britânica.
O ex-companheiro de equipe de 36 anos, Mitch Evans, falou sobre seu “ótimo relacionamento” com o veterano da Fórmula E após a segunda corrida em Londres e como ele “gostou muito de trabalhar com ele” desde a sétima temporada.
Sam Bird não tinha bom histórico na Fórmula E com a Jaguar
A mudança é necessária para Bird na Fórmula E, com sua mudança para a Jaguar não atingindo as expectativas esperadas. Quando ele mudou da Envision para a Jaguar em 2021, muitos viram isso como o elemento que faltava para o fabricante britânico se tornar um candidato ao título.
Na verdade, foi Evans quem liderou o time, enquanto Bird lutou. Bird conquistou apenas duas vitórias para a equipe nos últimos três anos, além de mais cinco pódios. Quatro desses cinco pódios aconteceram nesta temporada, no que foi um ano melhor para o piloto.
A controvérsia seguiu Bird nesta temporada, principalmente depois que ele tirou seu companheiro de equipe em Hyderabad e Jacarta. Se não fosse por nenhum dos incidentes, a Jaguar teria derrotado a Envision na classificação dos construtores. Evans também provavelmente levaria a luta pelo campeonato para a última corrida do ano.