in

GP de Cingapura de Fórmula 1 terá mudanças no traçado

GP de Cingapura teve que passar por uma mudança forçada de traçado neste ano para a Fórmula 1 devido à obras no entorno da pista

GP de Cingapura Fórmula 1 2023

A organização do GP de Cingapura de Fórmula 1 confirmou que a corrida deste ano em Marina Bay terá algumas revisões no traçado para este ano. Devido à obras na cidade, a sequência de quatro curvas de quase 90 graus no final da volta que conduzia a pista sob uma arquibancada foi removida para a corrida deste ano.

Em seu lugar está uma nova seção reta mais longa que vai da curva suave para a esquerda na Curva 15 até a curva fechada para a direita no que costumava ser a Curva 20, mas agora é a Curva 16. Além de criarem tempos de volta muito mais rápidos, as mudanças reduzem a exigência nos freios e também ajudarão os pilotos a manter os pneus funcionando durante uma volta completa.

Cabe ressaltar que essas mudanças podem causar mudanças significativas pois deixará o piloto com menos tempo para tomar decisões estratégias em uma pista já conhecida por muitos incidentes com a entrada de safety car.

Reações à mudança de layout no GP de Cingapura

Tom McCullough

Alguns pilotos e funcionários de diferentes equipes falaram ao Motorsport.com sobre as mudanças. O diretor de desempenho da Aston Martin, Tom McCullough, elogiou as mudanças

“Acho que será mais fácil para os pneus porque todas as zonas de frenagem e tração e a degradação que vem disso devem ser um pouco mais fáceis. Normalmente o que acontecia é que no final da volta, porque não houve muito tempo de recuperação para os pneus, os traseiros, em particular, ficavam absolutamente quentes no traçado antigo.

O que isso fará é permitir que eles esfriem um pouco, e seus pneus não serão tão ruins nas últimas curvas. Então, na verdade, isso torna a vida mais fácil, eu acho, do lado dos pneus. Você provavelmente ainda estará com downforce máximo no circuito devido a todo o resto, isso não vai mudar muito”.


Dave Robson

O chefe de desempenho de veículos da Williams, Dave Robson, sugeriu que as revisões da pista não prejudicarão o FW45, que geralmente tem sido favorecido por pistas de alta velocidade.

“A mudança no layout provavelmente nos ajuda porque quatro curvas foram eliminadas”, disse ele. “Então isso provavelmente é útil. Mas acho que, falando sério, isso mudará bastante a natureza desse circuito. Não tanto em termos de nível de downforce, mas em termos de frenagem, que é sempre difícil lá.”

“A energia com a qual os freios têm que lidar, a degradação do pneu traseiro, é sempre muito difícil quando chegamos ao último setor. Então, tirar essas curvas daquela parte do circuito muda bastante as características do circuito para todos, obviamente. Espero que isso atinja um pouco mais os pontos fortes deste carro”.


Esteban Ocon

O piloto da Alpine Esteban Ocon indicou que a nova Curva 16 pode criar uma nova oportunidade de ultrapassagem.

“Essas foram notícias muito, muito boas”, disse o francês sobre as mudanças. “Na pista, você não necessariamente gosta tanto de pilotar, para eles mudarem isso, é uma notícia muito boa. Espero que ajude nas ultrapassagens, o que era impossível antes. Tenho certeza de que seremos capazes de nos aproximar e isso mudará muitas coisas.”

Fabricio Carvalho

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Comentários

Loading…

armstrong

Armstrong conquista prêmio de melhor novato da Fórmula Indy

sebastian vettel fórmula 1

Marko, da Red Bull, abre o jogo sobre possível volta de Sebastian Vettel para a Fórmula 1