Nelson Piquet teve seu recurso negado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF), em condenação pelo caso de racismo e homofobia contra Lewis Hamilton.
No ano passado, o ex-piloto brasileiro chamou Hamilton de “neguinho” e foi condenado a pagar uma indenização no valor de R$ 5 milhões. Essa quantia será usada para fortalecer fundos de igualdade racial e também na luta contra a discriminação da comunidade LGBTQIA+.
Em comentários sobre o embate nas pistas entre Hamilton e Max Verstappen, Piquet se referiu ao britânico de forma pejorativa:
“O ‘neguinho’ [Hamilton] meteu o carro e não deixou [desviar]. O [Ayrton] Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O ‘neguinho’ meteu o carro e não deixou. O ‘neguinho’ deixou o carro porque não tinha como passar DOIS carros naquela curva”, disparou.
“O ‘neguinho’ devia estar dando mais c*** naquela época, aí tava meio ruim”, disse o brasileiro sobre Hamilton. Vale lembrar que a filha de Nelson Pique, a Kelly Piquet, namora com o holandês Max Verstappen.
Hamilton falou sobre a situação em março, antes do GP da Austrália: “Acho que ainda acredito que não devemos dar uma plataforma às pessoas que estão cheias de ódio”, declarou o heptacampeão. “Gostaria de reconhecer o governo do Brasil, acho incrível o que eles fizeram ao responsabilizar alguém mostrando às pessoas que isso não é tolerado”, elogiou o inglês.
“Não há espaço para isso [preconceitos] em nossa sociedade. Então, eu amei que estejam mostrando que defendem uma posição”, completou Hamilton.
O brasileiro já chegou a pedir desculpas ao heptacampeão após a polêmica: “Eu gostaria de esclarecer a história que tem circulado na mídia a respeito de um comentário que fiz em uma entrevista no ano passado. O que eu disse foi mal pensado, e não há defesa para isso”, começou dizendo.
“Mas gostaria de esclarecer que o termo usado é historicamente usado de forma coloquial no português brasileiro como um sinônimo de rapaz ou pessoa, mas sem a intenção de ofender”, garantiu. “Eu nunca usaria a palavra da qual tenho sido acusado em algumas traduções. Condeno toda e qualquer sugestão de que a palavra que usei tenha sido direcionada de forma depreciativa ao piloto por causa da cor de pele dele”, tentou se justificar sobre a polêmica contra Hamilton.
Nelson Piquet já se envolveu em diversas outras polêmicas ao longo de sua carreira, incluindo uma com Ayrton Senna.