A Mercedes entende que finalmente pode ter alcançado um “ponto perfeito” para seu carro visando a temporada 2024 da Fórmula 1. A equipe alemã aponta que conseguiu as melhores necessárias após duas temporadas abaixo.
A fabricante alemã passou por um período com problemas desde a mudança dos carros em 2022. O modelo do ano passado foi prejudicado e a equipe lutou com uma janela operacional pequena para onde seu carro produzia downforce, o que efetivamente forçou a correr perto do solo em relação aos adversários.
O fato teve efeito duplo de risco de saltar à medida que os níveis de downforce aumentavam, mas também exigia que o carro funcionasse com uma suspensão rígida, que o expôs a problemas com as pistas acidentadas.
James Allison, diretor técnico da Mercedes, disse em trecho divulgado pelo Motorsport que a atual semana foi decisiva para ajustar o carro de 2024.
“Embora tenhamos feito grandes progressos no ano passado, 2023 apresentou a todas as equipes uma mudança de regra que ofereceu alguma proteção. Durante o inverno, enfrentamos uma escolha: seja agressivo e troque a proteção na mudança de regra pelo desempenho ou tome uma rota mais cautelosa e evite o tipo de problema que destruiu nossa temporada no ano passado. Escolhemos o caminho cauteloso, sabendo que seria menos doloroso corrigir se estivéssemos errados”, disse Allison sobre a Mercedes.
“A história do nosso ano até agora tem sido principalmente sobre descobrir que fomos muito cautelosos e fazer as mudanças para corrigir isso.”
Diretor da Mercedes quer a equipe “seguindo em frente”
Diretor de tecnologia da Mercedes, Mike Elliott disse ao Motorsport que a escolha da equipe foi “seguir em frente” para a temporada que vem.
“Se você seguir o caminho de dizer que quero desenvolver um carro para alta ou baixa altura e quero ser capaz de cobrir todas as minhas bases, então, de repente, você estaria fazendo três corridas por semana e em cada um e indo a lugar nenhum. Então, você tem que escolher uma direção e seguir nela. Então, conforme você aprende, pode ajustar essa direção e movê-la ligeiramente. Gosto de pensar que meio que nos colocamos no lugar certo para o inverno. Acho que ainda podemos aprender e ainda há o segundo lugar para lutar no campeonato. Vamos continuar desenvolvendo, mas obviamente nosso foco principal agora é o carro do ano que vem”, disse o diretor da Mercedes.
“Fundamentalmente, queremos ganhar campeonatos mundiais. Acho que esse é o nosso foco principal e vamos nos esforçar para fazer isso.”