Piloto de fábrica da Honda, Tomoki Nojiri teve então a oportunidade de pilotar o RB16B, veículo que já venceu a Fórmula 1. O japonês subiu pela primeira vez no carro no Mobility Resort Motegi, neste sábado (2), como parte das celebrações anuais de fim de ano da marca japonesa.
Esta foi a primeira experiência de Nojiri em um carro de F1. A ocasião foi então apresentada pela Honda como uma “recompensa” para o talentoso piloto de 34 anos, que conquistou dois títulos consecutivos na Super Fórmula (2021 e 2022), categoria japonesa de monopostos, pela equipe Mugen.
Em 2021, Nojiri brigou pelo título na Super Fórmula até o fim, se mantendo na disputa mesmo após perder a etapa de Autopolis, em maio, por conta de um colapso pulmonar.
Vestindo as cores icônicas da Red Bull em 2023, ele esteve na categoria em busca de seu terceiro título consecutivo, mas terminou na 3ª colocação do campeonato japonês, atrás de Liam Lawson e o campeão Ritomo Miyata.
A “incursão” de Nojiri em um carro de Fórmula 1 surge em meio a especulações sobre seu interesse em novos desafios no exterior. No entanto, segundo informações do Motorsport.com, Tomoki esclareceu que a Super Fórmula e o SUPER GT ainda o entusiasmam.
Dessa forma, o piloto da Honda declarou não ter certeza se alguma categoria estrangeira oferecerá “o mesmo nível de diversão” que ele desfruta atualmente no Japão.
Carro foi pilotado por Vespa na Fórmula 1
O RB16B que o bicampeão japonês pilotou em Motegi foi o mesmo que levou Max Verstappen ao seu primeiro título de F1 em 2021, após uma emocionante batalha com Lewis Hamilton. Neste domingo (3), Nojiri pilotará novamente o monoposto como parte de uma colaboração, intitulada como “Red Bull Racing Honda RB16B x TEAM MUGEN SF23 Special”.
Além disso, Ayumu Iwasa, membro da academia Red Bull/Honda que se unirá a Nojiri na equipe Mugen em 2024, também terá a oportunidade de completar várias voltas em Motegi no SF23.
Tomoki Nojiri está se preparando para uma jornada dupla no Japão em 2024, combinando corridas com a Mugen na Super Fórmula e na ARTA pela SUPER GT.