Vivenciando um momento de protagonismo puro na temporada 2023 da Fórmula 1, o holandês Max Verstappen cravou o melhor tempo no treino classificatório para o GP de Silverstone, na Inglaterra. O holandês registrou a sua primeira pole no circuito, a quinta de forma consecutiva no ano.
A disputa pelos melhores posicionamentos no grid da Inglaterra foi eletrizante, com definição saindo nos últimos segundos. Além de Verstappen, o grande destaque foi o desempenho avassalador da McLaren, que com Lando Norris e Oscar Piastri, cravou o segundo e terceiro melhor tempo para a prova deste domingo (09).
A dupla já vinha andando bem, e pegou todos de surpresa na volta final do treino classificatório, desbancando Charles Leclerc, Carlos Sainz, Hamilton, Russell e Alonso, que se mostravam como concorrentes.
Vice-líder no Mundial de Pilotos, o companheiro de Verstappen na RBR, Sergio Pérez, teve desempenho aquém das expectativas, e mais uma vez ficou de fora do Q2, caindo ainda na primeira movimentação, cena que tem se repetido nos últimos treinamentos.
Perseguidor direto do Checo no campeonato, Fernando Alonso também não teve um rendimento conforme o esperado e irá largar na nona posição, atrás dos anfitriões George Russel e Lewis Hamilton, P6 e P7, respectivamente.
VERSTAPPEN E O “RESTO”
Fazendo jus ao codinome de “holandês voador”, o piloto de Red Bull tem acumulado índices expressivos na categoria. Uma semana após faturar os 34 pontos máximos no GP da Áustria, Verstappen chega mais uma vez com status de favorito para Silverstone.
Em termos de pontuação no Mundial, “Vespa” aparece com 229 pontos, 81 tentos a mais em relação ao vice-líder, o companheiro Sergio Pérez. Diante da queda vertiginosa do mexicano e a regularidade absurda do atual bicampeão da categoria, a tendência é que essa “gordura” aumente ainda mais.
Na briga pela vice-liderança, Pérez (148 pontos) sofrerá perseguição intensa de Alonso (131 pontos) e Hamilton (106 pontos), e espera buscar uma corrida de remontada neste domingo em Silverstone, cenário que conseguiu em Red Bull Ring, na última semana, depois de um treino classificatório desastroso.