in

Verstappen diz que Fórmula 1 tem obrigação de resolver tampas e itens metálicos nas pistas

Campeão mundial, Verstappen alertou a Fórmula 1 e a FIA sobre os problemas das tampas e dos objetos metálicos

Max Verstappen Fórmula 1
Divulgação / Oracle Red Bull Racing via X/Twitter

Max Verstappen entende que a Fórmula 1 precisa abordar um assunto pouco citado na categoria: as tampas de ralos soltas e itens metálicos semelhantes. Para ele, é “uma obrigação” para os próximos autódromos da Fórmula 1.

Embora com casos semelhantes ao longo dos anos em várias pistas, a geração atual de carros com efeito de alto downforce parece ser mais propensa a desencadear problemas quando atropelam coberturas devido às forças envolvidas.

Os testes no Bahrein foram interrompidos na quinta (22) e na sexta-feira (23) devido a tampas de drenagem que se soltaram em suas bases de concreto, mesmo sem causar danos graves aos carros.

Os incidentes ocorreram poucos meses depois que a Ferrari de Carlos Sainz foi gravemente danificada por uma tampa de válvula de água deslocada no início do GP de Las Vegas, atrasando o treino por várias horas enquanto uma solução era buscada.

Os organizadores do Bahrein pretendem resolver o problema antes do Grande Prêmio da próxima semana, preenchendo os drenos com concreto, numa medida temporária. No entanto, além de Verstappen, outros pilotos expressaram preocupação com uma possível repetição do problema em outros locais.

Verstappen não escondeu frustração com o problema

Em trecho divulgado pelo Motorsport, Verstappen disse que resolver essa questão precisa ser uma obrigação da categoria.

“Com certeza, com os carros novos se torna pior. Mas também parece que estamos dirigindo em lugares onde muitos outros carros não vão, em termos de abertura de curvas e outras coisas. Mas talvez esse tipo de coisa possa ser verificado em mais oportunidades”, disse Verstappen, que seguiu:

“Sabemos que este é um problema potencial com esses carros e, quando você vai a determinadas pistas, sabe onde estão as tampas dos ralos. Portanto, antes de começar a pilotar no fim de semana, verificar se tudo está sólido é uma obrigação para as próximas pistas, e se não temos outra situação em que os carros sejam destruídos. E especialmente com o limite orçamentário em vigor, não é bom quando essas coisas acontecem.”

Lewis Hamilton também incentivou a Fórmula 1 a resolver os problemas.

“Obviamente é uma preocupação. Espero que a FIA esteja no topo disso, soldando essas coisas com bastante antecedência antes de chegarmos lá. Felizmente, não foi tão ruim quanto o que Carlos (Sainz) atingiu, mas definitivamente temos que estar no controle.”

Escrito por Matheus Camargo

Comentários

Loading…

Quem assumirá vaga de Hamilton na Mercedes?

Hamilton admite que não teria ido para a Ferrari se não fosse Vasseur

Nicolò Bulega venceu na estreia do WorldSBK

Nicolò Bulega celebra vitória na estreia do WorldSBK: “Melhor dia da minha vida”