in

Nelson Piquet volta a acelerar o Brabham BT52 antes do GP de Cascais

Porsche Cup C6 Bank homenageia o tricampeão mundial de F1 no Estoril

Foto por Rafael Gagliano

O último dia de atividade de pista do GP de Cascais terá uma atração muito especial para o público do Estoril, além da corrida de 300 km da segunda etapa de endurance do campeonato da Porsche Cup C6 Bank.

O tricampeão mundial de F1, Nelson Piquet, será homenageado e terá a oportunidade de acelerar pelo autódromo do Estoril com o histórico Brabham BT52.

Projetado por Gordon Murray, o bólido é um dos carros icônicos da história do automobilismo. Foi com ele que Piquet conquistou seu segundo título do mundo, na África do Sul em 1983, tornando-se o primeiro campeão da história com um carro de motor turbo. A Brabham fechou com o terceiro lugar entre as escuderias.

Depois do banimento de carros com efeito solo na temporada anterior, a FIA obrigou que todos os carros fossem desenhados com assoalhos planos por razões de segurança. O BT52 contava com um distinto formato de dardo e uma grande asa traseira num esforço de obter o máximo de downforce possível, enquanto o monocoque foi construído com alumínio e fibra de carbono, para manter o peso mais baixo possível.

A temporada de 1983 teve o retorno das paradas para reabastecimento, então o sistema de combustível do BT52 foi criado com um pequeno tanque de combustível posicionado no alto atrás do piloto, facilitando a velocidade no reabastecimento.

O carro tinha fácil dirigibilidade e Piquet não teve dificuldades com a pilotagem naquela temporada. Lutando com Alain Prost da Renault e René Arnoux da Ferrari, parecia que o piloto brasileiro da Brabham perderia o título após maus resultados no meio da temporada. Mas com o trabalho de desenvolvimento do carro ao longo da temporada, Nelson Piquet ganhou seu segundo campeonato do mundo pelo time chefiado por Bernie Ecclestone. Com três vitórias: Brasil, Itália e Europa, e pontos marcados com consistentes três 2º lugares, dois 3º e 4º lugares.

O legado da equipe Brabham cruzou décadas, como ficou claro no encontro de Piquet, Ecclestone e outros protagonistas daquela temporada histórica com os pilotos da Porsche Cup C6 Bank e o promotor do evento, Dener Pires, em coquetel realizado em Cascais na noite desta sexta-feira.

Agora o público, que esgotou os ingressos de arquibancada e das áreas de hospitalidade para o GP de Cascais, poderá desfrutar mais uma vez do tricampeão do mundo a bordo do BT52.

Cronograma – Etapa 7 – GP de Cascais (Horários de Brasília)
Sábado, 30 de agosto
10:05 – 10:35 – Treino oficial livre 1 (Carrera)
10:40 – 11:10 – Treino oficial livre 1 (Challenge)
11:45 – 12:15 – Treino oficial livre 2 (Carrera)
12:20 – 12:50 – Treino oficial livre 2 (Challenge)

Domingo, 31 de agosto
05:25 – 05:45 – Classificação Q1 (Carrera)
05:55 – 06:10 – Classificação Q2 (Carrera)
06:20 – 06:40 – Classificação Q1 (Challenge)
06:50 – 07:10 – Classificação Q2 (Challenge)
10:00 – 12:30 – Corrida (2h30)

Sobre a Porsche Cup C6 Bank:
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

Comentários

Loading…

Gerson Campos deixa Portugal com mais um pódio na Porsche Challenge

Leonardo Sanchez e Rafa Martins lideram o primeiro dia de atividades da Porsche Cup Endurance no Estoril