O capítulo final da temporada 2023 da Porsche Cup C6 Bank Mastercard teve emoção do início ao fim em Interlagos. Diante de um público de 20 mil torcedores nas arquibancadas e mais 7 mil convidados nas áreas de camarotes e hospitalidade, a dupla do Porsche #7, formada por Alan Hellmeister e Miguel Paludo, venceu com autoridade e conquistou o campeonato de endurance. O gaúcho expandiu seu recorde de vitórias na categoria para 41 e garantiu também o campeonato overall, acumulando expressivos nove títulos na categoria dos carros de competição mais produzidos no planeta.
“Tá difícil, vou tentar não me emocionar. Foi um trabalho em equipe. O Alan fez um grande trabalho, a gente nunca baixou a cabeça depois de começar o campeonato forte e ter um mau resultado lá em Termas, mas a gente sabia do nosso potencial aqui. A gente nunca desistiu. A gente ficou olhando para o nosso carro, para o nosso acerto durante toda a prova. O Alan fez um trabalho excelente, como de costume. E eu não podia estar mais feliz. Fechar o ano assim, com mais uma vitória aqui em Interlagos e dois campeonatos. Não poderia vir de maneira melhor. Mas, acima de tudo, aproveitar isso, porque essas coisas não vem de forma fácil. A gente passou por maus bocados depois de Termas, mas a gente reergueu a equipe, manteve o foco e hoje é resultado disso”, disse Miguel Paludo.
O campeonato da Carrera Sport foi decidido na volta final, com mais requintes de emoção. Diego Nunes abriu o stint final do carro #56 com desvantagem de 20s para o #77, nas mãos de William Freire, na pista com pneus muito mais desgastados. A margem caiu e, na volta final, Diego mergulhou na Curva do Lago para fazer a ultrapassagem válida pelo quarto lugar na prova. Graças a essa manobra, a dupla formada por Peter Ferter e Diego Nunes assegurou o título.
“Foi uma loucura, não imaginávamos que o Diego ia conseguir chegar. Ele fez um stint incrível. O safety-car nos prejudicou um pouco, estávamos oito segundos na frente e em segundo da geral. O pneu velho que deixamos por último era para queimar a gordura do começo, mas perdemos no começo essa diferença. Fomos para o último stint e o Diego acelerou demais, foi com muita emoção. Parabéns para todos da equipe”, disse Peter Ferter.
Já a vitória e o título na Carrera Rookie ficaram com o carro #9, que teve Edu Guedes e Renan Pizii nas três etapas e recebeu Caio Collet para a jornada final. Eles receberam a bandeirada em nono lugar no geral. A vitória na prova na classe Challenge ficou com a tripulação do Porsche #2, formada por Luiz Souza e Bruno Bonifácio. Eles receberam a bandeirada à frente do #139, que foi pilotado por Celio Brasil e Danilo Dirani ao longo do ano e recebeu Antonella Bassani na corrida de 500 km.
“Foi muito bom, primeiramente pela parceria com o Renan. Ele me fez muito bem e fez com que eu andasse próximo dele. Então, isso fez a diferença para mim, andar com um cara mais rápido e evoluir a cada corrida. Por ter garantido duas vitórias, conseguimos nosso objetivo. O Caio fez a diferença também aqui hoje junto com toda a equipe”, disse Edu Guedes.
Como a dupla do #2 é também inscrita na classe Challenge Rookie, além da vitória no geral eles gabaritaram o pódio, vencendo tanto no subcampeonato da Sport quanto no Rookie. Já o título, também no geral e nas classes Sport e Rookie ficou para Celio Brasil e Danilo Dirani. O campeonato overall da Challenge ficou com Sadak Leite.
“Tenho o maior prazer. Que venham mais vitórias. É só notícia boa. Vamos para cima. Tem mais pódio nessa última etapa. Foi um ano bom demais”, disse Célio Brasil.
Galeria de campeões Porsche Cup C6 Bank Mastercard 2023
Endurance Challenge:
Carrera Cup: Miguel Paludo e Alan Hellmeister
Carrera Sport: Peter Ferter e Diego Nunes
Carrera Rookie: Edu Guedes e Renan Pizii
Sprint Challenge: Celio Brasil e Danilo Dirani
Challenge Sport: Celio Brasil e Danilo Dirani
Challenge Rookie: Celio Brasil e Danilo Dirani
Sprint:
Carrera Cup: Nicolas Costa
Carrera Sport: Lucas Salles
Carrera Rookie: Edu Guedes
Sprint Challenge: Antonella Bassani
Challenge Sport: Antonio Junqueira
Challenge Rookie: Celio Brasil
Overall:
Carrera Cup: Miguel Paludo
Sprint Challenge: Sadak Leite