Depois de 49 corridas disputadas dentro da programação da F1 em São Paulo desde 2005, a Porsche Cup C6 Bank estabeleceu nesta sexta em Interlagos os quatro grids de largada para o fim de semana que define os campeões de sprint de 2025.
Em confronto direto com o eneacampeão Miguel Paludo na Carrera Cup, Christian Hahn anotou o melhor tempo do quali e vai largar na pole no domingo. No sábado ele parte em terceiro lugar no grid, atrás de Marçal Muller e Miguel Mariotti. A pole do #544 foi a sua 25ª considerando Carrera e Challenge, o que coloca Muller isolado como o maior detentor de poles na categoria dos carros de competição mais produzidos no mundo.
Paludo vai partir em nono no sábado e sétimo no domingo.
Pela classe Challenge o domínio absoluto foi de Caio Chaves, autor das duas melhores voltas do quali. Ele lidera o campeonato com boa margem sobre Gerson Campos.
O fim de semana de evento-suporte do GP São Paulo de F1 terá duas corridas no sábado e duas no domingo, com transmissão ao vivo pela Band, Sportv e canais digitais oficiais da Porsche Cup C6 Bank.
Os treinos classificatórios
Carrera
Os 33 carros foram para pista dispostos a não perder tempo e depois de algumas voltas de aquecimento logo os tempos competitivos começaram a aparecer na tela de cronometragem. Marçal Muller anotou 1:36.802, mas Christian Hahn logo tratou de responder com 1:36.686. Miguel Mariotti, Miguel Paludo e Marcos Regadas figuravam no top5 quando a sessão completava 10 dos 30 minutos previstos.
Os competidores então foram levando suas máquinas para a área de box, para troca de pneus. Novamente a busca por espaço na pista era frenética, forçando seguidos acionamentos de bandeiras azuis, para os carros em volta de aquecimento ou desaceleração não comprometerem as trajetórias dos concorrentes em voltas lançadas.
Matheus Ferreira e Thiago Vivacqua encaixaram boas voltas, subindo ao top5. Hahn seguia na liderança e Muller era segundo.
A menos de 3 minutos da bandeirada, Hahn mostrava novamente muita velocidade em uma volta promissora, mas alcançou tráfego no Bico de Pato e não foi capaz de baixar a marca referência estabelecida mais cedo por ele mesmo.
Muller então levou o #544 para box. Hahn por sua vez insistiu até a volta da bandeirada usando o Boost. Ele finalizou a sessão com a melhor marca e ficou com o terceiro tempo no ranking da segunda melhor volta, garantindo posições de largada à frente de Miguel Paludo nas duas corridas. O líder do campeonato ficou apenas com o oitavo tempo na sessão e com o nono melhor tempo no ranking válido para o grid de sábado.
Já o pole position de sábado será Marçal Muller mais uma vez. Ele é o recordista de primeiros lugares nos treinos classificatórios em 2025, com seis. A marca representou sua 25ª pole considerando Carrera e Challenge, uma marca recorde na história de 20 anos da Porsche Cup C6 Bank.
Challenge
Caio Chaves ditou o ritmo desde a abertura de box. Ele logo tratou de completar uma volta em 1:39.260 e a marca ficou imbatível na primeira parte do treino. Então os carros foram para os pits, para troca de pneus, uma vez que a tomada de tempo demandava duas voltas voadoras para a formação dos dois grids do fim de semana.
Daniel Neumann, José Moura Neto, Lucas Locatelli e Sadak Leite eram os perseguidores mais próximos do líder do campeonato até metade dos 30 minutos regulamentares para a sessão.
A sessão entrou nos 10 minutos finais com 11 dos 23 competidores dentro do mesmo segundo do tempo de Chaves, que seguia como referência do quali.
O líder então cravou uma volta exemplar, em 1:38.660. Naquele cenário Chaves tinha as duas melhores voltas do treino e ainda levou sorte pelo acionamento de bandeira amarela em algumas curvas, o que forcou a concorrência a tirar o pé em setores de alta.
Durante quase três minutos, ninguém conseguiu baixar tempo naquele panorama.
Com a contagem regressiva se aproximando do fim e a amarela no setor 3 ainda presente por detritos de um carro no traçado antes do Mergulho, alguns competidores foram forçados a buscar tempo abusando em outros setores, o que acabou gerando escapadas de pista pontuais na tomada do S do Senna e no Laranjinha, incidentes dos quais os carros retornaram à pista sem danos.
A bandeirada sacramentou pole para Chaves nas duas provas. Neumann foi o segundo mais veloz da sessão, que teve Caio Castro acelerando forte no final para ser terceiro. Moura Neto e Leonardo Herrmann completaram o top5.
A sessão teve os sete primeiros dentro do mesmo segundo do tempo estabelecido por Chaves.
O que eles disseram:
“Essa pole foi uma surpresa, porque eu não consegui aplicar meu melhor trabalho. Vínhamos com o segundo set de pneus e, nas últimas voltas antes de acabar o cronômetro, acabei sendo bastante atrapalhado, mas isso acontece, com 33 carros na pista é assim mesmo. Na F1 temos pouco tempo de pista e todo mundo precisa andar junto. Estou muito feliz, fiz um grande trabalho de preparação para essa corrida e a equipe também. Esperava levar as duas poles, mas estou muito contente com o P1 e o P3, acredito que dá para sonhar com o campeonato.”
Christian Hahn
“O primeiro jogo de pneus foi positivo, consegui virar duas voltas relativamente boas, mas, infelizmente, no segundo jogo acabei pegando um detrito na reta que arrancou meu bigode, e isso me prejudicou, tanto que não consegui melhorar em nenhuma das voltas. Mesmo assim, estou muito feliz: garantimos uma das pole positions, e no domingo largamos da primeira fila. O mais especial de tudo é que essa pole me torna, em números absolutos, o maior pole position da história da Porsche Cup. É um feito muito bacana e estou realmente muito feliz.”
Marçal Muller
“Não foi exatamente o que planejamos, esperávamos estar mais competitivos, principalmente depois de ontem , mas foi o que deu pra fazer. Dei meu máximo, o carro reagiu bem, mas não foi o suficiente. A partir de amanhã ainda tem muita coisa pra acontecer; até a bandeirada o campeonato não acabou. Ainda tem a questão da chuva, então vamos brigar até o fim pelo título.”
Miguel Paludo
“A gente veio com uma estratégia bem conservadora: primeiro andar com o pneu usado e depois colocar o zero. Já tinha garantido a pole com o pneu usado, mas quando passamos o novo conseguimos encaixar duas voltas seguidas, muito parecidas, com apenas 0.001 de diferença, o que é muito importante. Já estamos com as duas mãos na taça e agora é concretizar isso amanhã para sair ainda mais feliz daqui.”
Caio Chaves
“Foi uma tomada muito boa, um pouco diferente das tomadas que acostumamos a realizar durante a temporada. Mas conseguimos bons posicionamentos. Sem trânsito deu para buscar tempo e largar em terceiro na geral e na frente também no sábado. Especialmente fico motivado por ser o primeiro Sport, já que ainda temos chance de título. Então vamos trabalhar para dar o máximo no fim de semana”
Miguel Mariotti
“O quali foi, ao mesmo tempo, bom e ruim, terminei com um quinto e um nono. Tentei melhorar, mas todas as minhas voltas saíam muito parecidas e eu não conseguia baixar o tempo. Dei tudo de mim, mas deveríamos ter feito um acerto diferente no carro, e tem alguns pontos que eu mesma preciso evoluir para amanhã. Vamos mexer no carro, deixar ele 100% e definir as estratégias para sábado e domingo.”
Antonella Bassani
“A pista vem mudando bastante. Ela ficou parada por conta da montagem do evento e estava bem suja; ontem ainda choveu um pouco, então hoje estava bem diferente. Agora, com a F1, a F4 e as primeiras categorias da Porsche andando, o asfalto já mudou bastante, mas estamos bem. Tenho procurado ser bem conservador em todos os treinos e sessões. Nosso objetivo é cumprir tabela, acompanhando o pessoal, e fiquei muito feliz com o resultado. Apesar de ter sido um quali com o pé no chão, ficamos a apenas dois décimos e meio da pole, o que mostra como o grid está competitivo e todo mundo andando muito próximo. Estou satisfeito com o resultado, era o que eu queria. Estamos no top 5 e, se continuarmos assim, no domingo levamos o caneco para o Maranhão, vai ser uma festa incrível!”
Marcos Regadas
“Eu nunca tinha andado junto com a Fórmula 1, então a gente já entra um pouco nervoso. É algo que a gente só vê pela televisão, e estar na pista no mesmo dia que eles chega a arrepiar dentro do carro. Pensando no campeonato, o meio do pelotão é sempre complicado, porque todo mundo quer ir pra frente, mas estou bem posicionado na categoria e temos condições de entregar dois resultados consistentes, com velocidade. O carro nunca esteve tão bom: o freio está excelente, a pista melhora a cada volta, e agora é focar no campeonato. Temos duas provas para nos manter inteiros do início ao fim e levar o título.”
SIlvio Morestoni
“Foi um quali longo, praticamente um treino. Ontem conseguimos andar muito pouco, mas dentro do que dava pra fazer, acredito que foi um quali bom. A pista evolui muito rápido por causa da Fórmula 1, muda bastante, mas consegui entregar um resultado legal. Vamos largar em boas posições para as corridas e temos um ritmo competitivo, então está tudo em aberto. Agora é aproveitar a pista e tentar sair com um pódio.”
Gustavo Zanon
Resultados:
Carrera
Grid de sábado
- #544. Marçal Muller
- #21. Miguel Mariotti (S)
- #26. Christian Hahn
- #17. Marcos Regadas (S)
- #72. Antonella Bassani
- #8. Alceu Feldmann Neto (S)
- #10. Thiago Vivacqua
- #770. Matheus Ferreira
- #7. Miguel Paludo
- #1. Alceu Feldmann (S)
- #97. Jeff Giassi
- #70. Lucas Salles
- #100. Sebá Malucelli (S)
- #118. Matheus Comparatto
- #24. Gustavo Zanon (S)
- #29. Rodrigo Mello (S)
- #27. Josimar Junior (S)
- #22. Raijan Mascarello (S)
- #87. Nelson Monteiro (S)
- #51. Israel Salmen (S)
- #14. Carlos Campos (S)
- #888. Lineu Pires (S)
- #30. Cristian Mohr (S)
- #199. Nelson Marcondes (S)
- #33. Bruno Campos (R)
- #77. Francisco Horta (S)
- #2. Silvio Morestoni (R)
- #15. Leonardo Sanchez (R)
- #25. Paulo Sousa (R)
- #11. Flávio Sampaio (R)
- #99. Wagner Pontes (R)
- #83. Marco Billi (S)
- #12. Marco Pisani (R)
Grid de domingo
- #26. Christian Hahn
- #544. Marçal Muller
- #21. Miguel Mariotti (S)
- #770. Matheus Ferreira
- #17. Marcos Regadas (S)
- #8. Alceu Feldmann Neto (S)
- #7. Miguel Paludo
- #97. Jeff Giassi
- #72. Antonella Bassani
- #118. Matheus Comparatto
- #100. Sebá Malucelli (S)
- #70. Lucas Salles
- #10. Thiago Vivacqua
- #22. Raijan Mascarello (S)
- #24. Gustavo Zanon (S)
- #1. Alceu Feldmann (S)
- #14. Carlos Campos (S)
- #29. Rodrigo Mello (S)
- #888. Lineu Pires (S)
- #27. Josimar Junior (S)
- #51. Israel Salmen (S)
- #87. Nelson Monteiro (S)
- #2. Silvio Morestoni (R)
- #30. Cristian Mohr (S)
- #77. Francisco Horta (S)
- #33. Bruno Campos (R)
- #199. Nelson Marcondes (S)
- #15. Leonardo Sanchez (R)
- #83. Marco Billi (S)
- #11. Flávio Sampaio (R)
- #25. Paulo Sousa (R)
- #99. Wagner Pontes (R)
- #12. Marco Pisani (R)
(S) Sport
(R) Rookie
Challenge
Grid sábado
- #54. Caio Chaves
- #45. José Moura Neto (S)
- #22. Caio Castro
- #21. Daniel Neumann (R)
- #82. Gerson Campos
- #98. Cecília Rabelo (S)
- #177. Lucas Locatelli (S)
- #32. Matheus Roque (S)
- #66. Sadak Leite
- #23. Leonardo Herrmann
- #2. Rafa Brocchi (R)
- #7. Luiz Souza (S)
- #33. William Araujo (R)
- #5. George Crispim (S)
- #77. Mario Delara (S)
- #99. Cláudio Reina (R)
- #58. Cláudio Simão (R)
- #129. Fernando Arruda (R)
- #444. Markenson Marques (S)
- #14. André Gaidzinski (S)
- #100. Raphael Bernardes (R)
- #46. Fabián Taraborelli (S)
- #18. Ricardo Zylberman (R)
Grid domingo
- #54. Caio Chaves
- #21. Daniel Neumann (R)
- #22. Caio Castro
- #45. José Moura Neto (S)
- #23. Leonardo Herrmann
- #98. Cecília Rabelo (S)
- #82. Gerson Campos
- #177. Lucas Locatelli (S)
- #66. Sadak Leite
- #32. Matheus Roque (S)
- #2. Rafa Brocchi (R)
- #58. Cláudio Simão (R)
- #7. Luiz Souza (S)
- #33. William Araujo (R)
- #5. George Crispim (S)
- #99. Cláudio Reina (R)
- #77. Mario Delara (S)
- #129. Fernando Arruda (R)
- #444. Markenson Marques (S)
- #14. André Gaidzinski (S)
- #46. Fabián Taraborelli (S)
- #100. Raphael Bernardes (R)
- #18. Ricardo Zylberman (R)
(S) Sport
(R) Rookie
Porsche Cup C6 Bank – Etapa 8 – GP São Paulo F1
Sábado, 8 de novembro
12:30 – 13:02 – Corrida 1 – Challenge
13:35 – 14:07 – Corrida 1 – Carrera
Domingo, 9 de novembro
10:10 – 10:42 – Corrida 2 – Challenge
11:10 – 11:42 – Corrida 2 – Carrera
Sobre a Porsche Cup C6 Bank:
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.


