in

Porsche Cup C6 Bank: Leonardo Herrmann vence na Challenge em Estoril

Leonardo Herrmann
Leonardo Herrmann

Leonardo Herrmann venceu a corrida deste domingo (30/6) da etapa de Estoril (POR) da Porsche Cup C6 Bank na categoria Challenge.

A prova foi marcada por seguidas intervenções do carro de segurança. Herrmann se adaptou melhor às condições da pista e da corrida, vencendo pela primeira vez na carreira e assegurando o triunfo na Sport. Celio Brasil foi o segundo colocado, com formidável escalada de 14 posições. Antonella Bassani terminou em terceiro, abrindo mais vantagem na liderança do campeonato.

O ex-líder Miguel Mariotti, vítima de acidente na véspera, competiu com carro reserva da geração 991.1 e avançou espantosas 16 posições para seguir Antonella de perto na tabela de pontos.

Gerson Campos completou o pódio, em quinto lugar, selando o seu melhor fim de semana nas corridas de sprint. Pela Rookie, a vitória ficou com Wagner Pontes.

Agora, a Porsche Cup C6 Bank retorna ao Brasil. A próxima etapa será a penúltima jornada de sprint de 2024 e será disputada em Interlagos, em 24 e 25 de agosto.

Como foi a corrida

Com punições aplicadas após a corrida de sábado, Claudio Simão herdou o oitavo lugar e o direito de largar da pole ao lado de Lucas Locatelli. O pelotão se apresentou desalinhado na primeira tentativa de largada, e a direção de prova abortou o procedimento, determinando mais uma volta em regime de bandeira amarela.

Na segunda tentativa, Caio Castro tracionou muito bem e mergulhou por fora, avançando de quarto para a liderança. Leonardo Herrmann saltou de terceiro para segundo, com Gerson Campos saltando de sétimo para quarto.

O safety-car foi acionado após contato de SangHo Kim com Alceu Feldmann Neto na tomada da curva 1. A ordem na pista apontava Caio Castro, Herrmann, Simão, Gerson e Celio Brasil.

A relargada veio na abertura da volta 4, com ultrapassagem de Brasil sobre Gerson e de Antonella Bassani sobre Simão.

Os cinco primeiros na metade da prova eram: Caio Castro, Herrmann (liderando na Sport), Brasil, Gerson e Antonella. Em sexto Simão liderava na Rookie.

Herrmann e Brasil alcançaram o líder na abertura da volta 6, com Antonella atrás atacando Gerson.

Eis que Herrmann mergulhou no fim da reta oposta. Caio Castro tentou fechar a porta e os carros se tocaram. O #23 avançou para a liderança e o #22 ficou atolado na brita, determinando mais uma entrada do carro de segurança. Celio Brasil foi para a vice-liderança. Antonella e Gerson adotaram trajetória evasiva, para não atingirem Caio Castro rodando. Melhor para a piloto do carro #72, que passou o #82. Como consequência, Claudio Simão entrou no top5, conservando a liderança na Rookie.

Ainda antes da relargada, a direção de prova anunciou investigação sobre o lance entre Castro e Herrmann.

A prova retornou à luz verde na abertura da volta 9, mas por pouco tempo. Na entrada da reta, Lucas Locatelli e Caio Chaves tiveram contato, com o #177 projetado em direção à barreira de proteção. Em incidente separado, Claudio Simão rodou antes da bandeira amarela ser novamente acionada.

Assim a ordem dos cinco primeiros indicava Herrmann, Brasil, Antonella, Mariotti e Gerson. Em sexto, Wagner Pontes liderava na Rookie.

A prova então relargou para mais uma volta de ação. Herrmann segurou a dianteira, enquanto Brasil se defendia de Bassani. Gerson atacou Mariotti por fora na tomada da curva 1 e, depois, na reta oposta.

Herrmann venceu pela primeira vez na carreira, ganhando também na Sport. Brasil foi segundo, com Antonella em terceiro ampliando a vantagem na liderança do campeonato. De carro reserva após a batida de sábado, Mariotti completou o pódio com Gerson Campos em quinto. Em oitavo, Wagner Pontes venceu na Rookie.

O que os pilotos disseram:

“É um sentimento fantástico, só tenho agradecer ao trabalho feito pela equipe ao longo das semanas aqui no Estoril. Fizemos um pouco da corrida de Endurance, mas não conseguimos completar na ocasião. Hoje infelizmente não tive meu coach aqui, mas consegui manter um bom ritmo, sabia que largar na primeira fila deixaria tudo mais fácil.”
Leonardo Herrmann


“Mais um resultado muito positivo para o campeonato. A corrida novamente foi marcada por intervenções do safety car e foi importante saber relargar e manter o equipamento inteiro. Feliz pelo terceiro lugar, que nos coloca com um pouquinho mais de vantagem na ponta da tabela e faz a gente chegar em Interlagos com um pouco mais de conforto na disputa pelo campeonato.”
Antonella Bassani

“Foi uma corrida na qual foi preciso muita concentração para fazer o que tinha de ser feito, tanto para chegar lá na frente como para evitar o pior. Foi uma corrida com muita confusão na parte de trás da fila. Ainda bem que conseguimos achar um caminho. Como brincamos aqui, um “caminho de Moisés”, parece que o mar se abriu para mim para que eu buscasse o que era meu. Então, foi uma corrida que realmente exigiu muito da cabeça. Cansaço mental grande. Só não foi pior porque, como eu disse, achamos um caminho para sair limpo na frente.”
Célio Brasil


“Muito feliz por conseguir largar hoje, ontem depois da batida não saberíamos se o carro ia ter condições de largar, então tive que largar com o carro da geração antiga como reserva, conseguimos uma boa recuperação e somamos bons pontos pensando na disputa pelo título.”
Miguel Mariotti


“Estou feliz por terminar no pódio, com pontos. As duas últimas etapas serão em Interlagos, que eu já conheço mais. Vamos fazer um show legal. A ideia é pontuar bem na penúltima etapa e chegar com chances na última. Tudo pode acontecer, vai todo mundo para cima, brigar pelo título. Quem sabe, eu me mantenha como um azarão brigando pelo título.”
Gerson Campos


“Minha primeira vitória na Porsche Cup, a gente vinha batalhando muito por essa vitória. Em Interlagos o Caio Chaves me passou na última curva depois de uma pressão enorme, mas hoje veio essa vitória. Foi uma vitória desafiadora, o clima mudou muito ao longo do fim de semana e fui me sentindo cada vez mais confortável no carro, ganhando confiança e aumentando o pace e consegui vencer por aqui.”
Wagner Pontes

Resultados:


Sprint Challenge:
1. #23. Leonardo Herrmann (S) 28:22.687
2. #139. Celio Brasil (S) +0.931
3. #72. Antonella Bassani +1.384
4. #21. Miguel Mariotti +6.772
5. #82. Gerson Campos +6.842
6. #32. Matheus Roque (S) +7.425
7. #100. Sebá Malucelli (S) +8.909
8. #99. Wagner Pontes (R) +9.676
9. #44. Giuliano Bertuccelli (S) +9.848
10. #9. Claudio Reina (R) +9.964
11. #38. Eric Santos (R) +13.462
12. #66. Sadak Leite +13.595
13. #58. Claudio Simão (R) +33.567
14. #2. André Rosário -1 volta
DNF
#54. Caio Chaves (R)
#177. Lucas Locatelli (R)
#266 João Posser
#22. Caio Castro
#1. Alceu Feldmann Neto (R)
#71. SangHo Kim (S)
#3. Cristian Mohr
(S) Sport / (R) Rookie

Comentários

Loading…

Miguel Paludo

Porsche Cup C6 Bank: Miguel Paludo vence na despedida da Carrera Cup de Portugal e assume a liderança

George Russell após batida de Verstappen

F1 hoje: Russell vence GP da Áustria marcado por acidente entre Verstappen e Norris