in

Porsche Cup C6 Bank: Muller domina, mas título da Carrera está entre Paludo e Hahn

Caio Chaves ganha de ponta a ponta com direito à melhor volta e festeja título da Challenge

Foto por Rafael Gagliano

A Porsche Cup C6 Bank agitou Interlagos com duas corridas bem movimentadas em uma traiçoeira condição de umidade especialmente nas zebras. Os poles das duas categorias prevaleceram, com direito a melhores voltas. Caio Chaves abriu a jornada dominando pela Challenge e saiu do Porsche #54 festejando o título. Pela Carrera, o nome da corrida foi Marçal Muller, igualmente com vitória de Grand Chelem.

Mas Christian Hahn, segundo colocado na prova da Carrera, e Miguel Paludo, em quinto, ambos mostraram que irão até a bandeirada deste domingo na batalha pelo título. Já Marcos Regadas, com o quarto lugar no geral e a vitória na Sport, também deixou seu carro comemorando o título na divisão.

O domingo reserva mais duas corridas, uma em cada categoria. Ambas acontecem antes da largada do GP São Paulo de F1 e serão decisivas para estabelecer os campeões de 2025.

Caio Chaves novamente é o pole na Challenge, enquanto Hahn parte da posição de honra na Carrera.

As corridas da temporada que marca o vigésimo aniversário da categoria são exibidas pela Band, Sportv e canais digitais da Porsche Cup C6 Bank. Desde 2005, em todas as passagens da F1 por São Paulo, os carros de competição mais produzidos no mundo aceleraram dentro do evento da categoria rainha _tanto que a vitória de Chaves na primeira prova de sábado representou a corrida de número 50 da maior categoria de GT latino-americana dentro da programação da F1 em Interlagos.

As corridas

Carrera
Marçal Muller sustentou a liderança com Miguel Mariotti em segundo na largada. Chris Hahn tentou atacar para ser vice-líder, mas ficou sem a melhor tangência na segunda perna do S do Senna e perdeu posição para Marcos Regadas, quase sendo ultrapassado também por Alceu Feldmann Neto. Já Miguel Paludo era nono ao término da primeira volta, pressionando Matheus Comparatto.

Hahn atacou Regadas na volta 2, mas o maranhense se defendeu bem com uso do Boost. Enquanto isso, Muller ia abrindo vantagem com autoridade na cabeça do pelotão.

Com o uso do Boost, Hahn passo Regadas na volta seguinte e foi questão de meia volta até buscar Mariotti. Paludo, por sua vez, seguia travado, agora atrás de Antonella Bassani que havia sido ultrapassada por Comparatto.

Com uso do Boost no Café, por fora, Hahn passou Mariotti no fim da volta 5. Na mesma passagem, Paludo superou Antonella avançando para oitavo. Muller tinha mais de 2.3s de vantagem na liderança e restavam 16 minutos para abertura da volta final.

Regadas então passou Mariotti e assumiu o terceiro lugar geral e a liderança na Sport. O #21 a seguir foi superado também por Matheus Ferreira, caindo de segundo para quinto em pouco mais de uma volta.

Comparatto e Feldmann Neto começaram a brigar, com troca de Boost em trechos distintos da pista. Melhor para Paludo, que passou o #118 em um lance de oportunismo. À frente, Hahn não conseguia buscar Muller e parecia destinado a se contentar com o segundo lugar. Já Ferreira era todo pressão sobre Regadas.

Feldmann Neto passou Mariotti por fora em ousada manobra no Sol e Paludo, mais uma vez muito oportunista, acompanhou a linha. Comparatto foi atrás na mesma brecha. Restavam 11 minutos e o safety-car foi acionado para remoção de um carro acidentado na barreira interna do S do Senna após ter sido tocado por outro concorrente.

Na relargada o top5 indicava Muller, Hahn, Regadas, Ferreira e Feldmann Neto. Paludo era sexto. A liderança na Rookie era de Silvio Morestoni, em 24º.

A relargada veio na abertura da volta 13, com Hahn acompanhando Muller de muito perto. Ferreira tentou atacar Regadas. Em vão. Já Paludo foi decisivo ao emparelhar com Feldmann Neto para ingressar no top5.

A corrida entrou no minuto final com Hahn mais uma vez piscando faróis pelo uso do Boost em ataque sobre Muller na reta Oposta. Mas era dia de Marçal Muller novamente na preliminar da F1, selando mais um Grand Chelem para o #544. Hahn foi segundo, tirando mais pontos importantes em sua disputa direta com Paludo, que, em quinto, reduziu danos depois de largar em nono. Matheus Ferreira, em terceiro, e Marcos Regadas ganhando na Sport, em quarto, completaram o top5. Silvio Morestoni foi vigésimo, ganhando na Rookie.

Challenge
A largada veio em fila indiana e Caio Chaves controlou o pelotão com tranquilidade. Caio Castro passou Jose Moura Neto para ser segundo e Gerson Campos tentou ataque por fora na freada do S do Senna. Ainda na primeira volta, Moura Neto foi ultrapassado também por Daniel Neumann, então o safety-car foi acionado para resgate do carro #5 na barreira de pneus da curva do Sol.

A ordem na pista colocava no top5: Caio Chaves, Caio Castro, Daniel Neumann, Moura Neto e Gerson Campos. 

A relargada veio na abertura da volta 4, com 18 minutos restando na contagem regressiva para a volta final. Caio Castro leu bem a reaceleração e chegou a posicionar seu carro na frente do carro líder, mas recolheu no S do Senna. Daniel Neumann seguia a batalha de perto, atento a qualquer oportunidade. Eis que Moura Neto o surpreendeu com ataque no Laranjinha, para recuperar o terceiro lugar. Neumann então ficou à mercê de Gerson.

Então o carro de segurança pilotado por Ricardo Landi novamente precisou intervir para remover um carro batido na barreira de pneus do S do Senna após contato com outro competidor na frenagem do fim da reta.

A equipe de reconstrução da área de escape fez o possível para reposicionar uma barreira de pneus íntegra e dar sequência à prova, mas os danos foram muito extensos e a corrida seguiu por algumas voltas sob bandeira amarela até a direção de prova encerrar com quadriculada sacramentando vitória de Caio Chaves na corrida de número 50 da Porsche Cup C6 Bank dentro do evento do GP São Paulo de F1. Caio Castro foi segundo. Moura Neto foi terceiro ganhando na Sport e Daniel Neumann, em quarto, ganhou outra vez na Rookie.

No domingo Caio Chaves vai largar novamente em primeiro, com Neumann a seu lado.

O que eles disseram:
“Começamos o fim de semana com o pé direito, conseguimos a pole position para a corrida de hoje, fizemos uma largada boa e limpa, mantivemos a primeira colocação e abrimos uma boa vantagem. Infelizmente, teve um safety car e tudo o que desgastamos do carro para abrir vantagem acabamos perdendo, mas, no final, conseguimos administrar e garantir mais essa vitória, ainda com a melhor volta da prova para coroar a corrida.”
Marçal Muller

“Nós esperávamos manter a segunda colocação, e foi o que deu pra fazer. No início, tive um toque com o Mariotti na Curva 2 e caímos para quarto, mas mantivemos a cabeça no lugar e fomos buscando, aos poucos, a segunda colocação de volta, usando os pushs para não arriscar em uma zona de frenagem e acabar tentando uma ultrapassagem que pudesse dar errado. Agora é manter para amanhã e, quem sabe, na largada já conseguir abrir e trazer o troféu pra casa.”
Christian Hahn

“Agora podemos dizer oficialmente que somos campeões em 2025. Não tenho muitas palavras, a ficha ainda não caiu. Depois de criar uma sequência de sete vitórias, me consagrar como campeão. Só tenho que agradecer ao meu time, aos meus patrocinadores e a todo o pessoal que está comigo. Vamos comemorar e aproveitar, mas amanhã tem mais.”
Caio Chaves

“Hoje foi do jeito que nós queríamos. Já vínhamos fazendo um final de semana com tudo muito bem programado: largar mais à frente para nos livrar de qualquer enrosco e tentar nos posicionar bem. Nosso foco era fazer bons pontos na Sport e, felizmente, conseguimos ganhar. Fomos P1 na Sport e P4 na geral. Foi muito bom ser na Fórmula 1, com a casa cheia, e conseguirmos fazer um pódio na geral, ganhar na categoria e sermos campeões na classe Sport. Agora realmente somos campeões na Sport, independente do resultado de amanhã, esse era o nosso objetivo, mas, para isso, dependíamos do resultado do segundo concorrente na nossa classe, e deu tudo certo. Não estava torcendo contra ele, mas estava pensando no meu campeonato, e não poderia ter sido um ano melhor.”
Marcos Regadas 

“Foi uma corrida muito boa. Ontem não consegui fazer uma tomada de tempo tão boa, mas sabíamos que tínhamos muito ritmo. Todo mundo sabia que eu não tinha nada a perder, então estou buscando o melhor resultado possível. Larguei em oitavo, consegui fazer uma boa largada e meu objetivo era chegar o mais à frente possível, talvez até brigar pela vitória, e acho que fiz isso muito bem. Acabei em terceiro; o safety car não me ajudou muito, acredito que perdemos muito tempo de corrida, mas estou feliz com a posição. Amanhã venho ainda mais forte, largamos em quarto e estou preparado para buscar a vitória.”
Matheus Ferreira

“Foi uma corrida divertida, estávamos sempre disputando e ultrapassando alguém. Largamos em décimo quarto e consegui finalizar em sétimo. Economizei um pouco de push para a prova de amanhã, então acredito que fomos muito bem, agora o foco é total na corrida de domingo.”
Matheus Comparatto

“A primeira coisa que eu fiz quando saí do carro foi subir no alambrado. Estava muito emocionado e comemorar ali, no ambiente da Fórmula 1, ainda mais comemorando em primeiro lugar e com uma condição de campeonato em que eu precisaria ser desclassificado para não ser campeão. É inesquecível. Já estou largando mais à frente amanhã, então hoje é só aproveitar e curtir o momento.”
Silvio Morestoni

“Foi um ano em que a gente teve uma primeira metade de temporada muito forte, com três vitórias nas três primeiras etapas, e depois uma segunda metade que não foi tão boa. O Caio teve um ano inteiro muito linear, e o campeonato dele foi super merecido. Mas, de qualquer forma, estou feliz, estamos rumando para o vice-campeonato.
A corrida de hoje eu não classifiquei bem, larguei em quinto. Foi uma prova com muito safety car, então acabei chegando em quinto também. Mesmo assim, cheguei à frente dos meus oponentes diretos pelo vice. Amanhã largo atrás de um deles, mas, pelas minhas contas, se chegar como largar, eu garanto o vice-campeonato. No meu primeiro ano eu fui terceiro, agora vice. Pela lógica, tenho que ser campeão ano que vem. Então, eu diria que foi um bom ano de aprendizado e o próximo promete ser ainda melhor. Quem sabe na Carrera? Vamos tentar.”
Gerson Campos

Resultados
Carrera
1. #544. Marçal Muller 25:59.948
2. #26. Christian Hahn +0.909
3. #770. Matheus Ferreira +1.957
4. #17. Marcos Regadas (S) +2.695
5. #7. Miguel Paludo +3.100
6. #8. Alceu Feldmann Neto (S) +3.161
7. #118. Matheus Comparatto +3.903
8. #1. Alceu Feldmann (S) +5.351
9. #70. Lucas Salles +5.935
10. #21. Miguel Mariotti (S) +6.447
11. #29. Rodrigo Mello (S) +6.819
12. #51. Israel Salmen (S) +7.228
13. #100. Sebá Malucelli (S) +7.654
14. #888. Lineu Pires (S) +7.710
15. #97. Jeff Giassi +8.330
16. #27. Josimar Junior (S) +8.754
17. #87. Nelson Monteiro (S) +11.355
18. #83. Marco Billi (S) +12.548
19. #10. Thiago Vivacqua +12.950
20. #2. Silvio Morestoni (R) +14.037
21. #30. Cristian Mohr (S) +14.410
22. #25. Paulo Sousa (R) +15.279
23. #11. Flávio Sampaio (R) +15.405
24. #12. Marco Pisani (R) +15.606
25. #99. Wagner Pontes (R) +17.809
26. #72. Antonella Bassani -2 voltas
27. #24. Gustavo Zanon (S) -2 voltas
28. #199. Nelson Marcondes (S) -2 voltas
29. #14. Carlos Campos (S) -2 voltas
DNF
#77. Francisco Horta (S)
#15. Leonardo Sanchez (R)
#33. Bruno Campos (R)
#22. Raijan Mascarello (S)

Challenge
1. #54. Caio Chaves 21:08.291
2. #22. Caio Castro +0.528
3. #45. José Moura Neto (S) +1.386
4. #21. Daniel Neumann (R) +2.537
5. #82. Gerson Campos +3.637
6. #177. Lucas Locatelli (S) +4.385
7. #98. Cecília Rabelo (S) +6.077
8. #23. Leonardo Herrmann +7.267
9. #77. Mario Delara (S) +9.111
10. #32. Matheus Roque (S) +10.999
11. #58. Cláudio Simão (R) +11.370
12. #7. Luiz Souza (S) +12.452
13. #2. Rafa Brocchi (R) +13.338
14. #129. Fernando Arruda (R) +13.944
15. #46. Fabián Taraborelli (S) +15.806
16. #18. Ricardo Zylberman (R) +16.224
17. #99. Cláudio Reina (R) +17.049
18. #33. William Araujo (R) +17.327
19. #444. Markenson Marques (S) +17.817
20. #14. André Gaidzinski (S) +18.114
DNF
#66. Sadak Leite
#100. Raphael Bernardes (R)
#5. George Crispim (S)

Grids para domingo
Carrera
1. #26. Christian Hahn
2 .#544. Marçal Muller
3. #21. Miguel Mariotti (S)
4. #770. Matheus Ferreira
5. #17. Marcos Regadas (S)
6. #8. Alceu Feldmann Neto (S)
7. #7. Miguel Paludo
8. #97. Jeff Giassi
9. #72. Antonella Bassani
10. #118. Matheus Comparatto
11. #100. Sebá Malucelli (S)
12. #70. Lucas Salles
13. #10. Thiago Vivacqua
14. #22. Raijan Mascarello (S)
15. #24. Gustavo Zanon (S)
16. #1. Alceu Feldmann (S)
17. #14. Carlos Campos (S)
18. #29. Rodrigo Mello (S)
19. #888. Lineu Pires (S)
20. #27. Josimar Junior (S)
21. #51. Israel Salmen (S)
22. #87. Nelson Monteiro (S)
23. #2. Silvio Morestoni (R)
24. #30. Cristian Mohr (S)
25. #77. Francisco Horta (S)
26. #33. Bruno Campos (R)
27. #199. Nelson Marcondes (S)
28. #15. Leonardo Sanchez (R)
29. #83. Marco Billi (S)
30. #11. Flávio Sampaio (R)
31. #25. Paulo Sousa (R)
32. #99. Wagner Pontes (R)
33. #12. Marco Pisani (R)
(S) Sport
(R) Rookie

Challenge
1. #54. Caio Chaves
2. #21. Daniel Neumann (R)
3. #22. Caio Castro
4. #45. José Moura Neto (S)
5. #23. Leonardo Herrmann
6. #98. Cecília Rabelo (S)
7. #82. Gerson Campos
8. #177. Lucas Locatelli (S)
9. #66. Sadak Leite
10. #32. Matheus Roque (S)
11. #2. Rafa Brocchi (R)
12. #58. Cláudio Simão (R)
13. #7. Luiz Souza (S)
14. #33. William Araujo (R)
15. #5. George Crispim (S)
16. #99. Cláudio Reina (R)
17. #77. Mario Delara (S)
18. #129. Fernando Arruda (R)
19. #444. Markenson Marques (S)
20. #14. André Gaidzinski (S)
21. #46. Fabián Taraborelli (S)
22. #100. Raphael Bernardes (R)
23. #18. Ricardo Zylberman (R)
(S) Sport
(R) Rookie

Porsche Cup C6 Bank – Etapa 8 – GP São Paulo F1
Domingo, 9 de novembro
10:10 – 10:42 – Corrida 2 – Challenge
11:10 – 11:42 – Corrida 2 – Carrera

Sobre a Porsche Cup C6 Bank:Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

Comentários

Loading…

Matheus Comparatto faz corrida de recuperação e termina em sétimo em Interlagos

Gerson Campos vai ao pódio na corrida 50 da Porsche Cup C6 Bank em Interlagos