in

Porsche Cup: Neugebauer quebra sequência de Nicolas Costa e é pole na Carrera

Na Challenge, Eduardo Taurisano sai na frente pela primeira vez, com Antonella em segundo

Depois de três poles consecutivas do estreante carioca Nicolas Costa, a Carrera Cup conheceu mais um “poleman” em 2023. Werner Neugebauer liderou o Q1 e foi o mais rápido no Q2, abreviado por bandeira vermelha no minuto final em Interlagos. O competidor do #8, que vem de vitória em Goiânia, larga ao lado de Costa. Marçal Muller sai em terceiro, ao lado do pole da classe Sport, Lineu Pires. Bruno Campos, em 19º no geral, é o pole na Rookie.

“Estamos entrando na fase decisiva do campeonato e sabemos que a largada aqui é muito importante, principalmente nessas condições de pista, a obra deixou o asfalto muito sujo e ultrapassar vai ser ainda mais difícil que o normal, então largar na frente é importante demais”, disse Werner Neugebauer.

A pista foi aberta com os seis carros da Carrera Rookie e Bruno Campos foi o primeiro a se entender com a pista, que apresentava condições desafiadoras com 14 graus de temperatura. Então Paulo Sousa superou sua marca por 0.017s, para receber o troco de Campos na passagem seguinte. A seguir Gustavo Farah acerto uma volta limpa e assumiu o segundo lugar, com apenas 0.019s de desvantagem para o tempo do líder. Os pilotos então buscaram o limite na volta da bandeirada, todos melhorando suas marcas. Campos entrou na casa de 1:36, para liderar. Edu Guedes e Gustavo Farah vieram na sequência.

Quando os carros da classe Sport aceleraram para valer na metade da sessão dedicada a eles no Q1, Raijan Mascarello foi o primeiro a assumir a liderança. A seguir foi superado por Peter Ferter e Nelson Marcondes. Georgios Frangulis, que não havia feito os treinos opcionais e livres, mostrou velocidade e logo subiu para a vice-liderança após sua primeira tentativa de volta lançada. A volta da bandeirada foi aberta com Nelson Marcondes na liderança, inaugurando a casa de 1:35. Lineu Pires veio a seguir e superou, para estabelecer o tempo de referência na sessão. Monteiro, Mascarello, Ferter e Lucas Salles fecharam o top 5.

“A gente tinha muito pouco tempo para andar e, com a pista muito fria, tem que aproveitar o tempo todo para aquecer os pneus. Deixei para as duas tentativas finais e isso gera uma pressão. Vi que acertei o início da volta e caprichei até o final. Ainda bem que deu primeiro na Rookie”, disse Bruno Campos.

Então os seis competidores da Carrera Cup aceleraram já cientes do tempo necessário para avançar ao Q2 (1:36.216). Líder na véspera, Marçal Muller logo cravou o melhor tempo e recolheu para box. Rodrigo Mello e Werner Neugebauer fizeram igual. Miguel Paludo garantiu o décimo tempo no Q1 na penúltima volta do treino. Mas ainda havia Alceu Feldmann na pista. O #1 acelerou forte na volta da bandeirada, mas não conseguiu subir ao Q2. Avançaram para a disputa da pole, nesta ordem: Werner, Mello, Marçal, Pires, Monteiro, Nicolas Costa, Raijan, Ferter, Salles e Paludo.

Logo na saída de box para o Top10, Nelson Monteiro perdeu o controle do carro com pneus frios ao frear no fim da reta Oposta e atingiu o guard rail. Ele conseguiu estacionar o Porsche #87 em posição segura na entrada do Laranjinha e teve que se contentar com o décimo lugar no grid, sem anotar tempo no Q2. Após a primeira tentativa de cada competidor, Neugebauer vinha na liderança, seguido por Muller, Costa e Pires. Na volta da bandeirada, Costa passou Muller. Pires permaneceu em quarto e Mascarello avançou para quinto. A sessão então foi interrompida com bandeira vermelha após batida de Rodrigo Mello por pneu estourado na entrada da reta.

“Largar na frente é muito importante e evita muitos problemas. Na frente temos referências importantes da categoria e isso é bom. Se pensarmos na geral, também vamos estar pensando na nossa classe, nada está garantido e todos meus concorrentes estão próximos de mim atrás, não dá para vacilar nem um momento”, disse Lineu Pires.

Pole inédito na Sprint Challenge

Depois de dominar as corridas inaugurais da nova classe Sprint Trophy, Eduardo Taurisano mostrou grande adaptação com os carros da geração 991.2 e liderou as duas sessões do quali, para ser pole-position pela primeira vez na Sprint Challenge. Antonella Bassani cresceu na fase final do quali, para garantir um lugar na primeira fila por fora. A seguir aparece Gustavo Zanon, com um respeitabilíssimo terceiro lugar no grid e pole na classe Sport. Já a pole na Rookie ficou para Célio Brasil.

“Estou emocionado e desacreditado com isso. Feliz com a evolução muito rápida aqui, temos feito um trabalho dentro da equipe muito bem feito e deu tudo muito certo”, disse Eduardo Taurisano.

Como na tomada de tempo da Carrera Cup, a pista foi aberta para a Sprint Challenge com a sessão da classe Rookie. Marco Tulio e Celio Brasil se alternaram no topo da tela de cronometragem até o minuto final. Tulio liderava até a última tentativa de Celio, que, com 1:39.960 garantiu o melhor tempo com 0.071s de vantagem. Faltando 2:30 para a bandeirada do grupo da classe Sport, Artur Ramos, Gustavo Zanon e Sadak Leite eram os três primeiros. Gustavo Zanon então achou uma volta muito boa e abriu a volta da bandeirada na liderança, para terminar na frente. Ao término da sessão da classe Sport, o top5 indicava, nesta ordem: Zanon, Ramos, Leite, SangHo Kim e Seba Malucelli. Como o grupo da Challenge geral conta apenas com sete competidores nesta etapa, os três primeiros asseguraram vaga no Q2, para lutar pela pole na sequência.

Os sete Challenge então entraram na pista, cientes de que bastava superar os 1:39.358 de Kim para avançar à disputa pela pole. Eduardo Taurisano cravou 1:38.677 e garantiu o primeiro lugar. Zanon e Ramos caíram, respectivamente, para P2 e P3, também avançando ao Q2. Antonella Bassani passou com o quarto tempo e o líder Marcelo Tomasoni em quinto. Cristian Mohr, Sadak, Miguel Mariotti, Kim e Malucelli completaram o top10, também evoluindo para a luta pela pole-position.

Após as primeiras voltas lançadas de cada carro, Taurisano era o líder novamente, muito perto da casa de 1:38. Mohr e Malucelli vinham imediatamente a seguir. Zanon então avançou para primeiro, com 1:38.444. Mas Taurisano deu o troco, sendo 0.129s mais veloz. Antonella também virou rápido, desbancando Zanon pela vice-liderança. Taurisano a seguir melhorou ainda mais sua marca, favorecido pelo uso inteligente do vácuo do carro de Kim na subida do Café.

“Muito bom o sábado, o layout novo deu sorte! O Rafa Martins merece um crédito pela decisão tomada hoje pelo ajuste que ele sugeriu no finalzinho do dia. Deu muito certo e ele tem esse crédito pela ideia que deu certo. Muito feliz com essa classificação até aqui”, disse Gustavo Zanon.

Na volta da bandeirada houve acionamento de bandeira amarela dupla no segundo setor da pista, o que inviabilizou a última tentativa dos carros que seguiam na pista. Assim a pole ficou com Taurisano. Antonella marcou o segundo tempo. Em terceiro no geral, Zanon é pole na classe Sport. Mohr e Leite completaram o top5.

“Estou chorão como o Rubinho! Muito feliz, em êxtase ainda! Consegui ser constante, e estar na sensação do controle de tudo. Foi minha primeira pole assim e isso me deixou muito feliz, é a etapa onde pessoas próximas de mim estão aqui na pista”, disse Célio Brasil.

Comentários

Loading…

alpine

Alpine planeja atualizações significativas para sequência da temporada na Fórmula 1

Aposentadoria de Harvick pode abrir caminho para van Gisbergen na Nascar; entenda