Todo o automobilismo espanhol está em festa nos últimos dias, especialmente a família Sainz. Isso porque Carlos Sainz, venceu pela quarta vez o Rally Dakar pela categoria carros. O experiente piloto é pai do atual membro da Ferrari no grid da Fórmula 1, que carrega o mesmo nome.
“Sainz Sr.”, ao todo, já venceu então a competição com quatro marcas de carros diferentes: em 2010 com um Volkswagen Touareg 2; em 2018 com um Peugeot 3008 DKR Maxi; em 2020 com um Mini John Cooper Works; e agora, em 2024, com um Audi RS Q e-tron E2.
Dessa vez, o espanhol enfrentou 175 quilômetros e levantou o título de 2024 da popular competição de rally junto ao seu copiloto Lucas Cruz. De quebra, ele se tornou assim o automobilista mais velho a conquistar o título do evento, aos 61 anos.
Sainz agradece contribuição de seu filho no Rally Dakar
Apesar de não correr de fato ao lado de seu pai no deserto árabe, Carlos Sainz Jr. foi essencial para que a família comemorasse o tetracampeonato, ao menos é o que assegurou seu pai, em entrevista após a conquista ao SoyMotor.com.
“É possível que eu nunca tenha enfrentado o Rally Dakar de forma tão inteligente antes“; afirmou Carlos Sainz, antes de relatar que seu filho esteve com ele antes e depois de cada etapa, lhe ajudando com dicas sobre estratégia.
“Quero agradecer a Carlos (Sainz Jr.). Ele é muito maduro e tem uma boa mentalidade. Conversamos um com o outro antes e depois de cada etapa. Carlos tem sido uma grande ajuda“; revelou assim o experiente piloto. “Quando eu tinha uma estratégia, ele às vezes sabia como refutá-la parcial ou completamente. Se tivéssemos que fazer tudo de novo, não mudaríamos nada na estratégia. Nesse sentido, foi um bom (Rally) Dakar“; completou o tetracampeão.