As chuvas torrenciais que estão desabando sobre a Grécia ameaçam a etapa de Acrópole, a décima rodada do Campeonato Mundial de Rali (WRC) na temporada 2023. O mau tempo das últimas 72 horas também castiga países vizinhos, como Turquia e Bulgária, causando inundações. Inclusive, 14 mortes foram confirmadas na região.
Desse modo, a FIA foi forçada a cancelar a etapa de teste desta quinta-feira (07), na abertura do Rally de Acrópole. Além disso, a Federação encurtou em 10 quilômetros a etapa de Gremmeni por razões de segurança. Com um trajeto de 19,77km, o estágio será reduzido pela metade.
A situação na Grécia segue monitorada de hora em hora pela organização do Campeonato Mundial de Rali, com a segurança como prioridade do WRC. Na noite de hoje (07) no horário europeu, está previsto o início da etapa de Acrópole em Atenas. A capital grega fica a 200km da cidade anfitriã Lamia.
“É difícil prever o que nos espera”, disse a lenda do rali Sebastien Ogier
Conforme as previsões meteorológicas da região, o tempo deve ficar seco e quente a partir de sábado (09). Os pilotos do Campeonato Mundial de Rali são favoráveis à realização da etapa de Acrópole, solicitando o envio de vídeos dos estados atuais dos locais dos estágios.
“A ideia é que o tempo melhore muito no fim de semana, então acho que é por isso que todos estão tentando manter esta corrida e fazer isso acontecer. Obviamente, se o tempo continuar assim, pessoalmente acho que não é razoável continuar”, disse o piloto francês Sebastien Ogier, octacampeão mundial do WRC, ao portal Motorsport. “É difícil prever o que nos espera na estrada”, completou.
Já o estoniano Ott Tanak acredita que o Rally de Acrópole tem condições de ser realizado. “Na situação geral, é difícil saber se é melhor se divertir e desfrutar do rali. Mas no final somos apenas soldados e são os outros que tomam as grandes decisões“, declarou ao Motorsport.
O campeão mundial e atual líder do WRC, o finlandês Kalle Rovanperä, reforçou a dificuldade de alguns trechos. Mas o piloto se mostrou confiante que as pistas irão se secar ao longo do fim-de-semana. “Há lugares onde mal conseguimos passar com pneus de rali“, avaliou.
Por fim, o vice-líder do mundial, o britânico Elfyn Evans, acrescentou: “A segurança é importante. Podemos conduzir em más condições, mas é claro que não queremos estar em condições perigosas“. O Rally de Acrópole está programado para ser encerrado neste domingo (10).