Logo após vencer o Rally do Chile na semana passada pelo Campeonato Mundial de Rali (WRC), Ott Tanak teve o seu futuro definido. O piloto estoniano de 35 anos, campeão em 2019 pela Toyota, correrá a partir do ano que vem na Hyundai Motorsport, ao lado do co-piloto e compatriota Martin Järveoja.
O anúncio foi feito pela equipe sul-coreana em comunicado oficial, nesta quarta-feira (04). “A Hyundai Motorsport demonstra a sua intenção de competir pelo topo do Campeonato do Mundo de Ralis, ao se alinhar com uma dupla vencedora, como Thierry Neuville e Ott Tanak“, diz a nota.
Ott Tanak atualmente defende a M-Sport Ford. Desse modo, o estoniano retornará à Hyundai, marca pela qual atuou entre 2020 e 2022 e conquistou cinco de suas 19 vitórias na carreira no WRC.
Já seu futuro parceiro Neuville integra a equipe sul-coreana desde 2014 e foi o segundo colocado no Rally do Chile, encerrado no último domingo (01). A dupla retomará a parceria de temporadas recentes, que deu à equipe o título mundial dos construtores em 2020.
“Desde que os nossos caminhos se separaram, há exatamente um ano, a equipe tem trabalhado muito na nova estrutura técnica”, esclareceu Tanak.“A Hyundai Motorsport tem uma visão e um objetivo claros para o futuro próximo e é algo que me convenceu a unir as nossas forças novamente. Nosso objetivo neste novo capítulo será nada menos que conquistar os três títulos e, com a nova estrutura da equipe, temos todas as ferramentas necessárias para alcançá-lo. Que comecem os jogos!“, declarou Tanak.
O chefe da Hyundai, o francês Cyril Abiteboul, festejou o retorno do piloto na temporada em que a equipe completará 10 anos no WRC. “Ao explorar nossas opções para 2024, abri uma discussão com Ott, que estava entusiasmado com as ambições renovadas e a estrutura que estamos implementando. Estamos satisfeitos por ele estar pronto para retomar os negócios inacabados que tem com nossa equipe”, disse o dirigente.
Hyundai está na segunda colocação do WRC, enquanto M-Sport é o terceiro
Ott Tanak atualmente é o quarto colocado do WRC com 146 pontos, enquanto Neuville é o terceiro somando 155. O britânico Elfyn Evans é o vice-líder com 186. A primeira colocação pertence ao atual campeão mundial, o finlandês Kalle Rovanperä, que tem 217 pontos.
No Mundial de Construtores, a Toyota celebrou o terceiro título seguido do WRC somando 466 pontos, contra 360 da Hyundai e 247 da M-Sport Ford.