A tentativa da Irlanda de regressar ao Campeonato Mundial de Rali intensificou-se com a inspeção de três possíveis locais a ser realizada esta semana. O país emergiu como candidata a regressar ao calendário do WRC já no próximo ano, tendo anteriormente organizado etapas em 2007 e 2009, ambas vencidas por Sebastien Loeb.
Os responsáveis do WRC revelaram no ano passado, no Rally da Acrópole, que a Irlanda era um potencial candidato viável, com discussões em curso sobre um novo projeto. Desde então, a Motorsport Ireland emitiu uma carta de intenções aos seus clubes de automobilismo membros, notificando sobre uma potencial oferta, enquanto pedia a cada região do país que fornecesse locais potenciais para um parque de serviços de 10.000 metros quadrados, sede de rali e centro de mídia.
Três locais foram agora selecionados e apresentados para inspecções na quinta e sexta-feira desta semana, com a presença de membros do Promotor do WRC. Entende-se que uma decisão poderá ser tomada na próxima semana, sendo um acordo de três anos a meta desejada. De acordo com reportagem da emissora irlandesa RTE Sport, Limerick, Kerry e Waterford são os locais propostos.
A reportagem da emissora também afirmou que a Motorsport Ireland consultou o governo local sobre o financiamento e uma candidatura foi apresentada. Harper afirmou que um valor de 15 milhões de euros é a meta de financiamento necessária para o evento.
As notícias sobre a candidatura irlandesa ao WRC seguem-se a uma série de tentativas mal sucedidas de trazer o WRC para a Irlanda do Norte nos últimos anos, que acabaram por fracassar devido à falta de financiamento do governo do Reino Unido.
Aspas de Aiden Harper, presidente da Motorsport Ireland, sobre a WRC na Irlanda
“Qualquer um deles pode ser transformado em parque de serviços do Campeonato Mundial de Rally. Portanto, estamos agora entre os três finalistas e ele passará por um processo de eliminação no final desta semana.”