A quarta etapa do Rally Dakar quase terminou em tragédia. Yazeed Al-Rajhi, da Overdrive, quase colidiu com um espectador e perdeu a liderança durante a quarta etapa de terça-feira na Arábia Saudita.
Al-Rajhi registrou seu melhor resultado individual em uma etapa do Rally Dakar de 2024 quando terminou em segundo lugar, atrás do vencedor Sebastien Loeb, na especial de 299 km entre Al Salamiyah e Al-Hofuf. No entanto, tudo poderia ter dado errado para o piloto saudita no final da etapa, já que ele evitou por pouco uma colisão frontal com um torcedor.
O piloto de 42 anos estava acelerando para sair de uma duna em alta velocidade em seu cliente Toyota Hilux quando encontrou um espectador que passava com uma caminhonete, quase atingindo o veículo em alta velocidade.
Os organizadores não estavam cientes do incidente quando questionados pela imprensa mas um vídeo do incidente surgiu no Twitter mostrando o piloto saudita virando-se para a direita para evitar o veículo que se aproximava. O próprio Al-Rajhi postou uma mensagem de vídeo em árabe detalhando o quase acidente.
Um membro da equipe do piloto Prodrive Naasser Al-Attiyah ajudou a traduzir a mensagem, na qual Al-Rajhi pedia aos fãs que deixassem uma margem de segurança com os carros de rali enquanto eles andam “muito rápido” nas pistas arenosas. No mesmo vídeo, Al-Rajhi também se referiu a um acidente na primeira etapa do Dakar, onde o seu companheiro de equipa Lionel Baud atropelou um fotógrafo (inicialmente considerado um adepto) que teve de ser levado para um hospital próximo.
Al-Rajhi se recuperou do susto no Rally Dakar
Ele também recapitulou a morte de um espectador que perdeu a vida durante a edição de 2016 do rally-raid na América do Sul. Al-Rajhi, que compete no seu 10º Dakar, também apelou aos espectadores para serem mais responsáveis ao assistirem ao evento do lado de fora.
Com o incidente já ultrapassado, o concorrente da Overdrive irá para a quinta etapa com uma pequena mas significativa vantagem de 4m19s sobre o Audi de Carlos Sainz Sr, que terminou em quarto lugar na terça-feira.