in

Tanak vence Rally do Chile pelo WRC e Toyota conquista tri do Mundial de Construtores

Piloto estoniano levou a melhor em etapa na América do Sul do WRC, ao mesmo tempo em que a montadora japonesa festejou título

WRC no Chile
Divulgação/WRC

Deu Ott Tanak no Chile. O estoniano campeão mundial do WRC em 2019 venceu a etapa da América do Sul do Campeonato Mundial de Rali, encerrada neste domingo (01). Foi a segunda vitória do piloto da M-Sport Ford na temporada. Anteriormente, havia triunfado na Suécia, em fevereiro.

Tanak dominou sete das 16 etapas de cascalho no Chile e chegou à primeira colocação com 42,1 segundos de vantagem para o segundo, o belga Thierry Neuville (Hyundai). O britânico Elfyn Evans (Toyota) completou o pódio, enquanto o finlandês campeão mundial e líder da temporada Kalle Rovanperä (Toyota) foi o quarto.

Toyota festejou tri consecutivo do WRC e o sétimo ao todo

Mesmo que a equipe japonesa não tenha triunfado no Chile, a Toyota celebrou o seu terceiro título consecutivo entre os fabricantes do WRC e o seu sétimo na história. A montadora se somou a Lancia, Subaru, Citroën, Peugeot e Volkswagen, que também conseguiram o tricampeonato ao longo de 50 anos. Mas a Toyota foi a primeira a conseguir a marca na era moderna do Campeonato Mundial de Rali.

A Hyundai era a principal concorrente da Toyota. Mesmo que Neuville tenha chegado em segundo lugar no Rally do Chile, a montadora japonesa emplacou a terceira, a quarta e a quinta posição, com Evans, Rovanperä e Takamoto Katsuta, respectivamente.

Nas últimas três temporadas, a Toyota venceu 24 dos 36 ralis, enquanto em 2023 só não chegou ao pódio no Rally da Suécia, em fevereiro. A exibição mais dominante ocorreu no Quênia em junho, com a fabricante emplacando as quatro primeiras posições. Portanto, a Toyota chegou aos 466 pontos no Rally do Chile, contra 360 da Hyundai e 247 da M-Sport Ford.

Restam duas etapas para o término da temporada do WRC: na Central Europa na última semana de outubro e no Japão em novembro. Kalle Rovanperä lidera o Campeonato Mundial de Rali com 217 pontos, contra 186 de Evans. Neuville é o terceiro com 155 e Tanak é o quarto somando 146 pontos.

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Comentários

Loading…

Daniel Ricciardo

Daniel Ricciardo pode substituir Sergio Pérez na Red Bull no futuro

Álvaro Bautista, bicampeão da Superbike

Bautista encaminha bi do WorldSBK em Portimão; faltam dois pontos pro título