in

Troca de motor prejudica Ott Tanak no Rally da Estônia

O piloto da casa recebeu uma punição de cinco minutos devido à mudança no motor que foi obrigado a fazer visando o Rally da Estônia

Divulgação/WRC

O Rally da Estônia terá início nesta quinta-feira (20), na nova etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC). Correndo em casa, o piloto estoniano Ott Tanak costuma ser sempre o favorito. Afinal, o piloto de 35 anos venceu quatro das 11 edições da prova, realizada desde 2010.

Entretanto, Tanak foi prejudicado no primeiro estágio do Rally da Estônia. O automobilista teve um problema no motor de seu Ford Puma, logo após marcar o tempo mais rápido no reconhecimento da pista realizado hoje (20), num trajeto de apresentação de 4,08km.

Desse modo, o carro de Ott Tanak, que venceu o WRC em 2019, teve que ser rebocado para que sua equipe M-Sport pudesse analisar o ocorrido. Nesse sentido, a escuderia britânica tomou a decisão de trocar todo o motor, já que o problema foi considerado bem complexo.

Então, a troca realizada pela M-Sport foi de uma nova unidade de potência no motor. De acordo com o regulamento do WRC, Ott Tanak será penalizado em cinco minutos. Assim, as chances de uma quinta vitória em casa, no Rally da Estônia, serão bem reduzidas.

“O pior começo que podemos ter no Rally da Estônia”, disse o chefe da equipe de Tanak

Em entrevista para o site oficial do WRC, o chefe da M-Sport, Richard Millener, não soube explicar a razão do acontecido com o carro de Tanak. “O que sabemos é que é um problema de motor bastante significativo, então não temos outra opção a não ser trocar o motor, o que podemos fazer pelo regulamento. Mas isso significa que receberemos uma penalidade antes de começar o rali”, declarou.

Dessa forma, o dirigente não escondeu a frustração pelo acontecido. “O pior começo que podemos ter”, lamentou Millener. “Temos que mudar o foco e não há nada que possamos mudar sobre o que aconteceu. O foco será a tentativa de salvar o máximo possível do evento, que obviamente será muito difícil”, complementou.

A abertura do Rally da Estônia será nesta quinta-feira (20) e Ott Tanak deverá participar do primeiro estágio. A conclusão da etapa será no domingo (23). O estoniano é o quarto colocado no WRC com 98 pontos, mesmo número do terceiro lugar, o francês Sébastien Ogier. A liderança é do finlandês Kalle Rovanperä, com 140. Na segunda posição, aparece o britânico Elfyn Evans, que soma 99.

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Comentários

Loading…

Foto de De Vries para ilustrar o piloto que corre risco de ser demitido pela AlphaTauri após quatro corridas

Nyck De Vries quebra o silêncio e fala sobre demissão na Alpha Tauri

Alex Rins

Honda confirma ausência de Álex Rins no GP de Silverstone