A nona etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC) consagrou Elfyn Evans. Assim, o piloto britânico de 34 anos da Toyota, ao lado do co-piloto Scott Martin, venceu o Rally da Finlândia, encerrado neste domingo (06). Desse modo, Evans se aproximou do finlandês Kalle Rovanperä na classificação.
Atual campeão mundial e líder do WRC em 2023, Rovanperä dominava o Rally da Finlândia em sua casa. Mas o automobilista, também da Toyota, sofreu uma série de capotagens num estágio realizado na sexta-feira (04). Felizmente, o piloto saiu ileso, mas os danos do seu carro não permitiram que Rovanperä retornasse à etapa.
Dessa forma, Elfyn Evans reduziu de 55 para 25 pontos a diferença para seu companheiro de Toyota. Enquanto o britânico agora soma 145 pontos na segunda colocação, Rovanperä estacionou nos 170. O belga Thierry Neuville (Hyundai) é o terceiro com 134 pontos.
“Foi lamentável o que aconteceu com Rovanperä”, disse Elfyn Evans, vitorioso do Rally da Finlândia
Mesmo que as chances de conquistar um título inédito tenham aumentado com o triunfo no Rally da Finlândia, Elfyn Evans se mostrou preocupado com Kalle Rovanperä, em virtude do acidente sofrido pelo finlandês e seu co-piloto Jonne Halttunen.
“Foi lamentável o que aconteceu com Kalle. Ele teve muito azar, você nunca gosta de ver isso e especialmente em um lugar tão rápido. Estamos felizes que ambos estejam bem, mas em termos de campeonato, estamos ansioso para continuar lutando pelo resto do ano”, declarou Evans.
O britânico venceu o Rally da Finlândia com uma diferença de 39 segundos para o segundo colocado, Thierry Neuville. O japonês Takamoto Katsuta completou o pódio, terminando na terceira posição,
Restam quatro etapas para o encerramento da temporada 2023 do Campeonato Mundial de Rali. O WRC será retomado entre 7 e 10 de setembro, através do Rally da Grécia. Na sequência, ocorrerão as etapas do Chile, da Europa Central (Áustria, República Tcheca e Alemanha) e, por fim, do Japão.