in

Após acumular pódios em 3 categorias diferentes ao longo do mês, Rafael Suzuki chega ao Velocitta na liderança do campeonato da Stock Car

Primeiro vencedor da temporada 2024 da Stock Car e atual líder do campeonato, Rafael Suzuki desembarca nesta semana no Velocitta para a mais intensa etapa da categoria no ano. Serão três corridas e 217 pontos em jogo, com provas na sexta-feira, sábado e domingo. Além das duas baterias da quinta etapa do ano (no sábado e no domingo), a programação determina na sexta-feira a realização da corrida principal da etapa 2, adiada de março pela forte chuva em Mogi Guaçu.

Como a segunda etapa foi “congelada” até a realização da prova de 50 minutos, os pontos conferidos no sábado ainda não foram oficialmente somados à classificação do campeonato. De todo modo, com ou sem a pontuação daquela prova, o competidor do Chevrolet Cruze #8 é quem mais pontos somou até o momento. Considerando a prova de sábado no Velocitta, ele tem 323 pontos, com 18 de vantagem sobre o segundo colocado. Sem contar esta corrida, que finalizou em quinto lugar, Suzuki tem 285 tentos, com vantagem de 30 sobre o perseguidor mais próximo.

TMG Racing

E o piloto da TMG Racing tem todos os ingredientes para seguir no alto da tabela já na sexta-feira, quando larga na quinta posição do grid em busca de mais um pódio. Se terminar entre os três primeiros, Suzuki terá garantido ao menos um pódio em cada pista da temporada. Ele arrancou o ano com vitória na corrida de Sprint em Goiânia no mês de março e depois foi segundo colocado na corrida principal em Interlagos, em abril, e terceiro na corrida principal de Cascavel, em maio.

O mês de junho tem sido o mais intenso de sua temporada até o momento. Nas últimas duas semanas, o líder do campeonato da Stock Car correu por três categorias diferentes, com carros completamente diferentes. E saiu com troféus em todas elas.

Há duas semanas, no mesmo Velocitta onde vai acelerar novamente pela principal categoria do automobilismo nacional, Suzuki pela primeira vez na carreira disputou duas categorias na mesma programação: ele acelerou uma Mercedes AMG GT3 pelo Endurance Brasil e um Peugeot 308 TCR pelo TCR South America. No certame de corridas longas, cravou a pole, liderou boa parte da prova de 4 horas e terminou com o troféu de segundo lugar. Pelo campeonato sul-americano com carros de tração dianteira, venceu pela primeira vez, em sua etapa de estreia com a montadora francesa e a equipe PMO Racing.

Ele então cruzou o Atlântico para a etapa inaugural da Porsche Cup Endurance Challenge, na pista portuguesa do Estoril. Em dupla com Lucas Salles, Suzuki terminou a corrida em quinto lugar, obtendo mais um pódio com o Porsche #70.

Com bastante quilometragem acumulada e já plenamente entrosado à equipe TMG Racing para a qual se mudou em 2024, o paulista de 36 anos quer seguir trabalhando duro para desfrutar do melhor momento de sua carreira no Brasil e, mais uma vez, chegar à etapa da decisão do título com chances matemáticas de conquistar a coroa de campeão da Stock Car.

A atípica programação da etapa do Velocitta será aberta nesta sexta-feira, com o shakedown, um treino livre e a corrida principal da segunda etapa. No sábado, as atividades serão abertas pelo segundo treino livre, com a classificação na sequência. À tarde, será disputada a primeira corrida, que terá o grid determinado pela inversão das 12 primeiras posições do qualifying. E no domingo, a corrida principal encerra o cronograma da etapa com o grid definido pela classificação do sábado. A Stock Car tem transmissão dos canais Sportv, Band e das mídias sociais próprias da categoria.

O que Rafael Suzuki disse:

“Mentalidade não é bem “defender a liderança”. Isso precisa ser a consequência do trabalho. É um fim de semana intenso, com a preparação um pouco diferente uma vez que a gente corre antes de fazer a classificação. Tivemos um bom tempo para estudar e trabalhar e o objetivo é extrair o máximo de pontos das três provas, dando sequência a uma temporada limpa. Largamos em quinto na corrida de sexta, com boa oportunidade de somar pontos. Depois a partir de sábado, se tudo correr bem, terá o lastro que faz parte do regulamento e é um elemento a mais. A equipe toda se dedicou muito da última corrida para agora e esperamos correr bons frutos nesta inédita etapa “tripla” da Stock Car. 

Venho de três categorias diferentes nos últimos fins de semana e deu tudo certo. Tivemos bons resultados e acumulei boa quilometragem no Velocitta. Obviamente o foco naquele fim de semana era vencer as corridas, mas não deixa de ser um treino para este agora pela Stock Car. Consegui um segundo lugar no Endurance com o Ricardo, ganhei uma corrida de TCR e agora venho de um quinto lugar com o Lucas em Portugal. Acho que foi uma boa jornada, intensa, mas me sinto bem fisicamente e bem preparado para outra jornada intensa, agora em Mogi Guaçu.”

Cronograma – Stock Car – Etapa 5 – Velocitta, Mogi Guaçu, SP

Sexta-feira, 28 de junho:
08:30 – Shakedown
10:50 – Treino Livre 1
14:40 – Corrida Principal da 2ª etapa (50 minutos + 1 volta)

Sábado, 29 de junho:
08:25 – Treino Livre 2
11:00 – Classificação
16:00 – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)

Domingo, 30 de junho:
14:00 – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)

Comentários

Loading…

Porsche Cup C6 Bank inicia segunda metade da temporada e completa etapas no Estoril, em Portugal

Gerson Campos quer etapa consistente no Estoril para seguir brigando pelo título da Porsche Sprint Challenge