O fim de semana da Mobil em Cascavel (PR) foi marcado pela recuperação de Rubens Barrichello. Depois de um quali difícil, o carro #111 da Full Time mostrou evolução no domingo, permitindo ao bicampeão escalar 17 posições e figurar no top10 antes de uma penalização impedir a conversão em mais pontos.
Largando da 26ª posição, Barrichello teve um início forte e já na segunda volta aparecia em 19º, somando oito posições conquistadas. Na primeira relargada, após intervenção do safety car já nos primeiros giros, avançou mais duas colocações para figurar em 17º.
Com a janela de parada obrigatória aberta, permaneceu em pista até a 17ª volta, quando, em movimento estratégico e leitura precisa da corrida, entrou para o pit stop antes de uma nova bandeira amarela ser declarada. A circunstância favoreceu a estratégia da equipe, já que no momento da parada o bicampeão ocupava a terceira colocação.

A Full Time realizou um pit stop rápido e eficiente, devolvendo o carro #111 em nono lugar. No entanto, Barrichello excedeu a velocidade permitida na entrada dos boxes e a direção de prova aplicou uma punição de drive-thru, cumprida na volta 21, que derrubou o piloto para 28º. Mesmo registrando alguns dos tempos de volta mais velozes da corrida, recebeu a bandeirada em 27º.
Além das disputas em pista, o fim de semana também marcou o início da ambientação de Antonella Bassani, campeã da Porsche Cup, à Stock Car. A jovem catarinense esteve em Cascavel para acompanhar de perto os processos da equipe e se integrar ao ambiente da principal categoria do automobilismo nacional. Bassani substituirá Barrichello na próxima etapa, no Velocitta, em Mogi Guaçu, entre 26 e 28 de setembro — desafio promovido pela Mobil, que proporcionou o encontro entre os dois pilotos.
O que ele disse:
“Trocamos o motor e o carro ficou mais competitivo. Vi o César batendo e uma roda voando, avisei a equipe que daria safety car e foi a decisão correta, mas entrei muito rápido e não teve o que fazer. Arrisquei mais e fui pego, com razão, por conta da velocidade. Com certeza teríamos chegado certamente mais pra frente, já estávamos em nono e pedi desculpas pela equipe. Este motor está muito bom e nosso rendimento foi bem melhor.”
Rubens Barrichello
