in

Com Petecof e Zonta no Velocitta, Shell espera virada de jogo na segunda metade do campeonato da Stock Car

Paranaense da Shell RCM é o maior vencedor do circuito de Mogi Guaçu, onde Petecof já subiu no pódio

Photo:Jose Mario Dias/JMD.Photo

Depois de uma primeira metade de temporada desafiadora na Stock Car, com uma sequência de problemas nos novos SUVs introduzidos em 2025, a Shell inicia neste fim de semana, no Velocitta, a segunda parte do campeonato em busca da virada.

A etapa marca a primeira de duas corridas consecutivas no circuito de Mogi Guaçu (SP), após a reformulação do calendário. A prova inicialmente prevista para junho foi adiada para setembro devido às panes que atingiram os carros no início do ano.

Mesmo com os contratempos alheios ao trabalho das equipes Shell RCM e Car Racing, a principal patrocinadora do esporte a motor no mundo viveu bons momentos na temporada, com destaque para a vitória de Gianluca Petecof na corrida sprint em Cascavel, no dia 24 de maio.

Aos 22 anos, Petecof disputa sua terceira temporada completa na Stock Car e, até a quarta etapa, figurava entre os dez primeiros do campeonato, quando foi mandado para pista com um motor que entregava muito menos potência que o distribuído para seus concorrentes.

Já Ricardo Zonta, que também sofreu com falta de potência no carro #10 preparado pela Shell RCM, teve como destaques os treinos classificatórios, indo ao Q3 já na primeira etapa, em Interlagos, e em Cascavel. 

No caso do Ex-F1, a falta de sorte foi ainda maior, uma vez que, em pelo menos três corridas nas primeiras etapas do ano, ele amargou quebras enquanto liderava ou lutava pelo primeiro lugar o que frustrou bastante suas expectativas em disputar o título mais uma vez, como havia acontecido em todas as temporadas entre 2020 e 2025, quando passou a defender a equipe situada em Curitiba, sua terra natal.

O Velocitta, no entanto, é palco ideal para o paranaense virar o jogo. Zonta é o maior vencedor da pista, com três triunfos, três poles e recordes de volta rápida tanto com os sedans quanto com os SUVs, quando marcou 1:28.732 nos treinos da etapa de julho.

Na classificação do campeonato, Petecof ocupa a 13ª posição com 270 pontos, enquanto Zonta é o 24º com 166 pontos.

A sétima etapa do calendário começa nesta sexta-feira, com shakedown às 9h45, seguido dos treinos livres. No sábado, as atividades retomam às 9h55 com a classificação, seguido da corrida sprint às 14h10. No domingo, a corrida principal será transmitida ao vivo a partir das 12h10, no Sportv, Band e canais digitais da categoria.

O que eles disseram:
“Apesar dos problemas, mostramos competitividade em vários momentos da temporada, especialmente em Cascavel. Agora, começando a segunda metade do ano, o foco é aproveitar a sequência no Velocitta para buscar pontos importantes e voltar a brigar nas primeiras posições.”
Gianluca Petecof

As etapas no Velocitta sempre nos enchem de expectativa, pois temos grandes resultados e um grande retrospecto lá! Viemos de uma etapa em que largarnos em P4, e um problema no pitstop nos tirou as chances de uma vitória, em Cascavel, mas que apesar disso mostramos uma boa evolução em relação ao carro. Precisamos seguir com esse desenvolvimento. Somos os maiores vencedores no Velocitta, com três vitórias seguidas no circuito, também somos recordista de poles, ocupando a primeira posição do grid por três ocasiões na Stock Car, além de um pódio na segunda colocação. Temos que usar tudo isso a nosso favor para conquistar mais um grande resultado no Velocitta.”
Ricardo Zonta

Cronograma – Stock Car – Etapa 7 (Velocitta):
Sexta-feira, 26 de setembro

09:45 – 10:00 – Shakedown 1º Grupo
10:05 – 10:20 – Shakedown 2º Grupo
13:05 – 13:35 – 1º Treino Livre 1º Grupo
13:40 – 14:10 – 1º Treino Livre 2º Grupo
15:45 – 16:15 – 2º Treino Livre 1º Grupo
16:20 – 16:50 – 2º Treino Livre 2º Grupo

Sábado, 27 de setembro
09:55 – 10:45 – Treino Classificatório
14:10 – Corrida Sprint (30 min + 1 volta)

Domingo, 28 de setembro
12:10 – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)

Comentários

Loading…

Palco de pódios em 2025, Gabriel Koenigkan disputa penúltima etapa da Stock Light no Velocitta