in

Em Campo Grande, Gianluca Petecof anota mais um top10 pela Shell na Stock Car

Ricardo Zonta é 15º em corrida marcada por chuva e duas interferências do safety car

Photo:Jose Mario Dias/JMD.Photo

O regresso da Stock Car a Campo Grande depois de seis anos reservou um top10 para a Shell na corrida principal com Gianluca Petecof.

A prova foi marcada pela pista molhada e um frenético trabalho nos pits, com a maioria dos competidores trocando os quatro pneus slick para pneus de chuva no meio da corrida, bem como duas intervenções do carro de segurança por falta de visibilidade em alguns trechos do circuito.

Ricardo Zonta também foi um dos destaques na parte inicial da corrida, andando em sexto até a abertura da janela de paradas obrigatórias. Mas um enrosco na roda dianteira direita no procedimento de parada tirou segundos importantes do ex-F1 e Zonta voltou para a pista no pelotão intermediário. 

Ele lutou bem e conseguiu galgar mais algumas posições no molhado, terminando em 15º.

Petecof, por sua vez, deu um salto justamente no momento das paradas de box.

Ele levou o SUV #101 aos pits na volta 12 e encaixou seguidas voltas rápidas ao regressar.

O piloto Shell estreante do ano em 2023 era 12º com o pelotão restabelecido e depois avançou mais uma posição.

Na volta final, mostrando oportunismo, Gianluca superou mais um concorrente para receber a bandeirada em décimo, colocação que foi promovida para nono depois de aplicados 20s de punição a outro carro. Com os pontos conquistados em Campo Grande, Petecof é 12º na classificação do campeonato após 9 das 12 etapas do calendário.

A próxima etapa da temporada que marca a introdução de novos SUV na Stock Car foi anunciada pela categoria em Cuiabá, com prova noturna dentro de três semanas.

O que eles disseram:
“Domingo muito positivo aqui em Campo Grande. Conseguimos garantir mais um top 10 na corrida principal, com um nono lugar e direito a ultrapassagem na última volta. Estou muito feliz, depois de uma classificação difícil, tivemos duas corridas em que conseguimos escalar o pelotão, e o objetivo do fim de semana foi cumprido: voltar a nos aproximar do top 10 do campeonato. Agora, se não me engano, estamos na 12ª colocação. Vamos para duas etapas em pistas novas para praticamente todo o grid, o que será uma boa oportunidade para tentar encontrar um pouco mais de velocidade e chegar à última etapa com tudo, buscando encerrar o ano entre os dez melhores.”
Gianluca Petecof

“Tivemos um bom ritmo no começo e poderíamos lutar novamente no top10. Foi uma pena o tempo perdido no pit-stop, mas são coisas que acontecem nas corridas. Vamos trabalhar forte para terminar o ano em alta com a Shell”
Ricardo Zonta

Comentários

Loading…

Gabriel Gomez encerra temporada com mais um pódio e é o vice-campeão na Euro F4

Com 3º motor na etapa, Rubens Barrichello escala na chuva e é top10 em Campo Grande