in

Em Cascavel, Gianluca Petecof quer repetir temporada 2023 e iniciar escalada no campeonato da Stock Car

Photo:Jose Mario Dias/JMD.Photo

A inspiração vem da temporada 2023 da Stock Car, que teve uma história muito parecida com a deste ano para Gianluca Petecof. Após sofrer com o desempenho do carro nas primeiras etapas, o paulista de 21 anos iniciou uma reação próximo à metade do campeonato, que incluiu pódios e o título simbólico de estreante do ano. A ideia agora é repetir a fórmula em 2024, que teve um início similar para ele na categoria.

Os resultados começaram a aparecer na etapa passada, em Interlagos. A Full Time Sports trocou o chassi do Toyota Corolla #101 e a performance melhorou muito no circuito paulista. É verdade que os resultados não foram os ideais para o piloto Shell, mas o crescimento do desempenho do carro o deixou animado para o restante da temporada. E o Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, no oeste do Paraná, a 491 quilômetros da capital Curitiba, é um dos circuitos favoritos de Petecof.

O circuito tem 3.058 metros e nove curvas em sentido anti-horário. É a pista com média de velocidade mais alta da Stock Car. A temporada 2024 tem a tradicional marca do equilíbrio: são cinco vencedores diferentes em cinco corridas disputadas até agora neste ano. Circunstâncias ideais para a remontada de Gianluca Petecof.

Será a primeira vez que Cascavel receberá a nova dinâmica de uma etapa na Stock Car, com a mudança no cronograma de realização das corridas, com uma de 30 minutos no sábado e outra de 50 no domingo. Como o circuito tem um asfalto muito abrasivo, cuidar dos pneus ao longo do fim de semana é muito importante. Outro detalhe será a temperatura ambiente: a temperatura deve cair muito para as atividades de sábado.

A programação da etapa de Cascavel será aberta nesta sexta-feira, com o shakedown e mais dois treinos livres. No sábado, as atividades serão abertas pela classificação. À tarde, será disputada a primeira corrida, que terá o grid determinado pela inversão das 12 primeiras posições do qualifying. E no domingo, a corrida principal encerra o cronograma da etapa com o grid definido pela classificação do sábado. A Stock Car tem transmissão dos canais Sportv, Band e das mídias sociais próprias da categoria.

O que ele disse:

“Cascavel é um dos traçados de que mais gosto no ano inteiro. Curvas de média e alta e a maior média de velocidade em uma volta que a gente tem no campeonato. E após um começo muito difícil nas duas primeiras etapas, a gente conseguiu achar, em Interlagos, uma performance que ainda não tinha aparecido. Infelizmente, por vários motivos, os resultados não vieram. Agora temos de fazer um trabalho melhor, ter um fim de semana um pouco mais limpo, para conseguirmos embalar no campeonato do mesmo jeito que fizemos no ano passado, quando tivemos etapas muito boas, vários pódios. Este continua sendo o objetivo. E acho que Cascavel será um bom cenário pra começar isso.”
Gianluca Petecof

Cronograma – Stock Car – Etapa 4 – Cascavel, Paraná

Sexta-feira, 17 de maio:
09:30 – Shakedown
11:00 – Treino Livre 1
15:00 – Treino Livre 2

Sábado, 18 de maio:
09:30 – Classificação
14:00 – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)

Domingo, 19 de maio:
14:15 – Corrida Principal (50 minutos +1 volta)

Comentários

Loading…

Em terceiro no campeonato, Rafael Suzuki aposta em histórico positivo em Cascavel para brigar pela vitória na Stock Car

Acelerados

A celebração com um recorde que parecia impossível