in

Na briga pelo título, Ricardo Zonta vai encarar traçado inédito em etapa recheada de incógnitas na Argentina

Após seis anos, a Stock Car está de volta à Argentina, um dos países mais apaixonados por automobilismo da América Latina. A maior categoria do automobilismo brasileiro não realizava sua etapa internacional desde 2017 e volta a correr no exterior neste fim de semana, no tradicional Autódromo Oscar y Juan Gálvez, que já foi palco de 20 GPs de Fórmula 1 e de quatro etapas da Stock Car entre 2005 e 2017.

Neste ano, a categoria chega a Buenos Aires recheada de incógnitas em meio a uma acirrada disputa pelo título. Ricardo Zonta, terceiro colocado no campeonato após uma espetacular arrancada iniciada na quarta etapa, acredita que será um enorme desafio para equipes e pilotos. O paranaense da equipe Shell-RCM terá apenas dois treinos livres, ambos na sexta-feira, para se adaptar ao traçado escolhido para a corrida, a variante número 8, com nove curvas, 3.380 metros e dois setores de características bem distintas: um bem travado e outro de alta velocidade, com duas longas retas.

E não é só isso: os desafios para o piloto que conta com o apoio da Shell V-Power não acabam aí. A atual geração dos carros da Stock Car, que começou a ser usada em 2020, nunca andou no Autódromo Oscar y Juan Gálvez. Além disso, o circuito acabou de ser recapeado e existem poucas informações sobre o novo asfalto. Para completar, também é a primeira vez que os novos pneus Hankook vão andar no circuito. E neste sentido, mais um desafio: a Stock Car vai dividir pista neste fim de semana com mais quatro categorias argentinas. E todas elas usam pneus de outras marcas. Ou seja: os carros da categoria brasileira terão muito pouca aderência quando estiverem na pista e nenhuma informação sobre eventuais mudanças no grip do asfalto portenho após as outras categorias andarem.

A classificação para a nona etapa da temporada 2023 da Stock Car terá transmissão ao vivo na manhã de sábado pelos canais sportv. No domingo, as duas corridas serão mostradas, também ao vivo, pela Band e pelos canais sportv.

O que ele disse: 

“Correr na Argentina é sempre legal, pois eles são apaixonados por automobilismo. O traçado do Oscar y Juan Galvez também proporciona sempre boas corridas. Como faz seis anos que não tem disputa lá, não corremos ainda com esse carro, o que acaba sendo um novo desafio. A nossa meta é o topo da tabela na briga pelo título e vamos dar sequência ao grande trabalho que estamos fazendo.”

Ricardo Zonta

Cronograma – Stock Car – Etapa 9 – Buenos Aires, Argentina

Sexta-feira, 6 de outubro:
08:10 – Shakedown
09:00 – Treino Livre 1
12:05 – Treino Livre 2

Sábado, 7 de outubro:
08:50 – Shakedown
09:55 – Classificação

Domingo, 8 de outubro:
10:48 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
11:26 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Comentários

Loading…

Aurelia Nobels é segunda duas vezes entre as mulheres na etapa de Mugello da F4 Italiana

Dudu Barrichello chega a Buenos Aires em busca de bom resultado na Stock Car