in

Ricardo Zonta avança de 18º no grid para segundo lugar e é terceiro no campeonato da Stock Car

Depois de um treino classificatório conturbado pela troca de câmbio do Toyota Corolla #10 pela equipe Shell-RCM em meia hora, Ricardo Zonta executou à risca a estratégia de uma jornada de recuperação no Velopark. O paranaense mostrou porque é um dos destaques da temporada 2023 da Stock Car: largou a primeira corrida em 18º e recebeu a bandeirada da segunda prova na segunda posição, lutando pela vitória até o final.

Com os pontos conquistados no travado autódromo de Nova Santa Rita, o ex-F1 segue em terceiro lugar no campeonato, a apenas dois pontos do vice-líder, Rubens Barrichello.

O primeiro stint da corrida foi cerebral para o piloto apoiado pela Shell. Zonta tratou de evitar os tradicionais enroscos de início de prova no traçado de 2.278m.

Ele vinha em 15º quando foi aberta a janela de pit-stops, na volta 7. Entrou nos pits na volta 17, na vice-liderança da corrida. A equipe Shell-RCM fez um bom trabalho abastecendo bastante o Corolla #10, que retornou em 15º quando o pelotão foi reordenado no fim da janela.

Zonta largaria nesta posição para a corrida 2, mas acabou forçado a alinhar por fora na fila 7, pois um carro falhou entre as provas e não foi capaz de largar.

Com um início de prova seguro, o piloto Shell soube aproveitar as oportunidades. Ele era 13º quando foi acionado o safety-car no fim da primeira volta e depois avançou para nono na abertura da janela, na volta 7.

Zonta entrou para os pits na 12ª volta e mais uma vez a equipe Shell-RCM deu show de estratégia. Com uma parada precisa, devolveu o carro para pista em quinto lugar. Pouco a pouco o pelotão foi sendo reordenado e Zonta aparecia em terceiro na volta 18, atrás de Rubens Barrichello e Átila Abreu.

No giro seguinte, ele atacou Rubinho e executou uma bela manobra, sem o uso do botão de ultrapassagem, na curva 1.

Os cuidados com o equipamento ao longo da prova surtiram efeito, e Zonta foi capaz de tirar a vantagem para o líder. Na penúltima volta, Átila espalhou numa poça de óleo na curva 0 e Zonta chegou a emparelhar com seu ex-companheiro de equipe.

Mas um mergulho naquela altura, com o concorrente retornando ao traçado ideal, seria um risco muito grande no fim de uma trajetória de recuperação formidável. Ele então levou até a bandeirada em segundo lugar.

A próxima etapa da Stock Car acontece em Buenos Aires, nos dias 7 e 8 de outubro.

O que ele disse:

“Essa pista é muito difícil, principalmente para 30 carros da Stock Car. Tentamos escapar dos toques, na largada da segunda corrida alguém acertou minha roda traseira esquerda e eu achei que tivesse furado o pneu. Muitas intervenções do safety também, precisamos tentar sobreviver ao máximo. Consegui economizar pneu e push na corrida 1 e o nosso carro estava muito bom. Tinha um pouco de óleo na freada da reta oposta, o Átila chegou a escapar e eu vi a oportunidade para conquistar a vitória, pensei em colocar o carro, mas preferi evitar uma batida e ficar com o segundo lugar.”

Ricardo Zonta

Stock Car – Classificação (top10):
1. Gabriel Casagrande 217 pontos

  1. Rubens Barrichello 196
  2. Ricardo Zonta 194
  3. Daniel Serra 190
  4. Thiago Camilo 180

Comentários

Loading…

Gianluca Petecof conquista pódio para a Shell com o terceiro lugar no Velopark

Jack Miller

Jack Miller reconhece que pode ser substituído por Marc Márquez na KTM