in

Ricardo Zonta conquista duplo top10 no anel externo de Goiânia e é terceiro no campeonato da Stock Car

Ricardo Zonta teve um saldo altamente positivo na conturbada sétima etapa da Stock Car. A jornada que abriu a segunda metade da temporada foi marcada por intervenções do carro de segurança e encerrada com bandeira vermelha no Anel Externo de Goiânia. Nesse cenário, o piloto Shell foi um dos maiores pontuadores da etapa, com 32 tentos.

Ele agora avançou de quinto para terceiro na tabela de classificação e está a apenas 11 tentos do líder.

A próxima etapa da Stock Car acontece no Velopark, nos dias 16 e 17 de setembro.

A corrida

Zonta largou em quinto, por dentro na fila 3. Ele sustentou a posição, apesar de ter sido espremido por Thiago Camilo. Na volta 3, com o botão de ultrapassagem, atacou Gabriel Casagrande no fim da reta. Mas o conterrâneo fechou a porta com hostilidade, e os carros chegaram a resvalar.

A janela de paradas obrigatórias foi aberta na volta 6, com o líder inaugurando as paradas. Zonta então avançou para quarto. Na volta 8 ele assumiu a primeira posição.

Ele entrou nos pits no giro seguinte, retornando na mesma posição que tinha no pelotão antes das paradas.

Na volta 18, Zonta abriu ataque sobre Lucas Foresti, em batalha válida pela sexta posição. Àquela altura, os três primeiros ainda não haviam parado.

Na volta 23 novamente Zonta atacou Foresti, mas ficou sem a melhor trajetória para a tomada da curva. Os competidores todos haviam feito suas paradas, e o piloto Shell aparecia em quarto a menos de 10 minutos da bandeirada.

O ritmo dos ponteiros era muito parecido, dificultando novos ataques na parte final da corrida. Zonta recebeu a bandeirada em quarto, o que valeu o sétimo lugar no grid para a corrida 2.

A segunda corrida teve uma largada complicada no meio do pelotão, com acidente envolvendo seis carros. Zonta passou ileso e era sexto quando o safety-car foi acionado.

A relargada veio com 21 minutos de prova restando e ao término da volta da bandeira verde foi aberta a janela de pits. Zonta logo avançou para quarto lugar.

Ele entrou no box da equipe Shell-RCM na abertura da volta 10, regressando à pista em 17º lugar.

A dez minutos da bandeirada, apenas Gianluca Petecof ainda não havia parado. Zonta vinha em décimo, em um pelotão compacto que envolvia cinco carros trocando posição a cada reta.

Na volta 22, outra forte pancada no pelotão onde estava Zonta interrompeu a prova mais uma vez. Com reflexo exemplar, Zonta evitou o entrevero passando por fora da pista e era oitavo quando o carro de segurança retornou à pista.

Campeonato (top10)
1. Daniel Serra 179 pontos2. Gabriel Casagrande 171
3. Ricardo Zonta 168
4. Thiago Camilo 168
5. Rubens Barrichello 165
6. Rafael Suzuki 159
7. Cesar Ramos 153
8. Felipe Baptista 127
9. Gianluca Petecof 125
10. Nelson Piquet Jr 124

O que ele disse:

“É uma pena porque na primeira corrida a gente tinha carro para brigar pelo pódio, talvez segundo ou terceiro. Mas faltava um pouquinho de reta. A gente vinha no vácuo e ele conseguia abrir mesmo comigo no vácuo. Temos que investigar por que perdíamos um pouco de reta, mas estou muito feliz pela pontuação e por ter terminado bem as duas corridas. É uma corrida de muita batida, e não só pelo Anel Externo, mas a verdade é que estão acontecendo muitas batidas na Stock Car. Hoje com um acidente no meio da reta inclusive. Para o campeonato foi positivo, marcamos 32 pontos e os concorrentes diretos pontuaram menos. Assim caiu nossa diferença para o líder  e poderemos ir mais para frente nessa segunda metade do ano”

Ricardo Zonta

Comentários

Loading…

Com estratégia e velocidade, Átila Abreu vence a histórica corrida 600 da Stock Car em Goiânia

peugeot sport

Peugeot Sport faz mudança nas 6 Horas de Fuji