Ricardo Zonta levou a Shell a mais um top10 em Interlagos e agora aparece em quinto lugar na tabela de classificação do campeonato de pilotos da Stock Car.
O paranaense da equipe Shell-RCM se recuperou depois de um primeiro stint com problemas de aderência e cruzou a linha de chegada em sexto.
Largando em terceiro no grid, Zonta tinha como objetivo repetir a vitória da corrida final de 2023, o que seria sua sexta no principal autódromo do País. Na sexta-feira, o Toyota Corolla #10 sofreu com falta de aderência nos treinos livres, problema que foi solucionado para o quali e a sprint race de sábado.
Mas no domingo voltaram a ser usados os pneus do primeiro dia de trabalho e, mais uma vez, houve perda de performance. Zonta sustentou a terceira posição até a volta 3, quando ficou difícil segurar o assédio dos outros competidores.
A janela de pit-stops obrigatórios para a troca de dois pneus foi aberta na volta 7, e o piloto Shell antecipou sua parada para o giro 10, uma vez que vinha sendo seguidamente atacado pelos concorrentes.
Com o fim do ciclo de paradas, Zonta era nono colocado. Ele então conseguiu reagir, recuperando mais três posições entre as voltas 18 e 30, para receber a bandeirada em sexto.
Com os pontos somados pelo quinto lugar no sábado e o sexto no domingo, o ex-F1 agora foi a 146 na tabela de classificação, onde aparece em quinto. A pontuação do campeonato, por hora, não computa os tentos conquistados pelo piloto Shell com o segundo lugar na sprint race do Velocitta. Na ocasião a corrida principal foi adiada pela chuva, e, por força do regulamento da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) os pontos serão computados apenas depois da realização da corrida principal, marcada para a etapa de junho na mesma pista do interior paulista.
Antes disso a Stock Car realiza mais uma etapa em território paranaense. O próximo compromisso de Ricardo Zonta e a equipe Shell-RCM está marcado para os dias 18 e 19 de maio, no desafiador Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel.
O que ele disse:
“A pista de Interlagos exige bastante do piloto e do equipamento, especialmente dos pneus. E hoje tivemos uma corrida bem longa. Ontem já vimos que o desgaste de pneus seria um fator e hoje isso se confirmou com vários carros. Curioso é que meu carro sofreu com falta de aderência no começo da corrida e temos que investigar o motivo. Inclusive antecipamos o pitstop pois vi que tinha problema na aderência e depois no segundo stint o desempenho veio. Trocamos os pneus, mas eu infelizmente tinha perdido várias posições. Depois foi possível sobressair de novo e avançar. Mas foi uma pena a oscilação no início. Se tivéssemos tido um grip constante na corrida toda, certamente daria para brigar pelo pódio hoje”
Ricardo Zonta
Stock Car – Classificação (top10):
- Julio Campos 198 pontos
- Felipe Baptista 193
- Rafael Suzuki 178
- Felipe Massa 157
- Ricardo Zonta 146
- Thiago Camilo 143
- Gabriel Casagrande 142
- Lucas Foresti 132
- Atila Abreu 130
- Enzo Elias 124