in

Ricardo Zonta encara 65°C dentro do carro da Shell-RCM para buscar melhor acerto no anel externo de Goiânia

A previsão de forte calor para as atividades da sétima etapa da Stock Car em 2023, no anel externo do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, confirmaram-se nesta sexta-feira. Com a temperatura ambiente na casa dos 34°C e sensação térmica de 37°C, a vida dos pilotos nos carros se tornou ainda mais difícil. Foi o que Ricardo Zonta, piloto da Shell-RCM, descobriu no shakedown e no primeiro treino livre do fim de semana. Dentro do cockpit de seu carro, a temperatura chegou a absurdos 65°C.

Tudo isso promete complicar a vida de todos os envolvidos com a categoria. Com as altas temperaturas registradas no interior dos carros e a dinâmica das corridas no anel externo, com muito vácuo e muitos pilotos andando juntos, a tendência é que a refrigeração para a parte mecânica seja ainda mais complicada. Com o pelotão compacto, aumenta significativamente o risco de problemas sérios de superaquecimento nos carros durante as corridas de domingo.

Com tudo isso, o trabalho de Ricardo Zonta foi para buscar o melhor acerto possível para as longas retas do anel externo de Goiânia. O piloto que conta com o apoio da Shell V-Power vai trabalhar com a equipe chefiada por Marcel Campos, para encontrar mais velocidade, que será essencial principalmente para a classificação, que terá um novo formato neste fim de semana para evitar problemas com a busca do vácuo. Os pilotos serão divididos em grupos de quatro carros, de acordo com a classificação do campeonato, espaçados para não terem a vantagem do vácuo, e terão direito a quatro voltas cronometradas. Zonta será o primeiro carro do segundo grupo neste sábado.

A classificação para a sétima etapa da temporada 2023 da Stock Car terá transmissão ao vivo no sábado pelos canais sportv. No domingo, as duas corridas serão mostradas, também ao vivo, pela Band e pelos canais sportv.

O que ele disse:

“A temperatura aqui em Goiânia está bem alta. Dentro do carro deve chegar a 65°C, mais ou menos. É alta até para o carro. Quando você anda no trânsito, na corrida, tem grande perigo de superaquecimento. A gente fez dois testes durante os treinos e agora temos que estudar para ver qual o melhor caminho. Em um dos testes melhorou uma coisa, mas piorou outra. Então a gente tem que pegar os melhores pontos para fazer um carro bom para o sábado e tentar melhorar a velocidade de reta, em que a gente não está muito bem.”
Ricardo Zonta

Cronograma – Stock Car – Etapa 7 – Goiânia (Anel Externo)

Sábado, 26 de agosto:
08:45 – Treino Livre 2
12:00 – Warm Up
13:00 – Classificação

Domingo, 27 de agosto:
13:43 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
14:21 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Comentários

Loading…

Max Verstappen

Max Verstappen dirige em alta velocidade e pode sofrer punição; veja o vídeo

De olho no detalhe, Gianluca Petecof tem dia positivo em Goiânia pela Stock Car Pro Series