in

Ricardo Zonta se recupera de punição, salva um top 10 em Buenos Aires e é quinto no campeonato

A etapa de Buenos Aires da Stock Car pintava como mais um capítulo na escalada de Ricardo Zonta na briga pelo título da temporada 2023 da maior categoria do automobilismo brasileiro. Só que uma punição na primeira corrida do dia, por uma queima de largada, estragou o resultado na abertura dos trabalhos. E o paranaense teve de brigar para limitar os danos na segunda prova. Conseguiu, com um décimo lugar, que o deixou em quinto na tabela, com 205 pontos.

Largando na nona posição, o piloto que conta com o apoio da Shell V-Power conseguiu ganhar duas posições na primeira parte da corrida e subir para sétimo durante a entrada do carro de segurança causada pela rodada do uruguaio Santi Urrutia. Foi quando ele recebeu o aviso de que teria de cumprir um drive through por queima de largada. A partir daí, a prova ficou completamente comprometida, já que ele teria de pagar a punição e ainda fazer o pit stop obrigatório.

Com isso, Zonta terminou em 29º a primeira prova, mesma posição em que largou na segunda. O paranaense, então, empreendeu uma boa corrida de recuperação. Ganhou várias posições antes da janela de pit stops obrigatórios, e deixou para fazer a parada no fim dela. Com isso, no retorno à pista, subiu para o décimo lugar. Posição assegurada pela última entrada do carro de segurança, causada pelo acidente entre Bruno Baptista e Cesar Ramos a poucos minutos do fim da prova. Foram 19 posições ganhas em 30 minutos e um top 10 salvo após um dia complicado em Buenos Aires.

Com isso, Zonta agora é o quinto colocado no campeonato, com 205 pontos, 43 atrás do líder Gabriel Casagrande. A próxima etapa da categoria está marcada para o fim de semana de 28 e 29 de outubro, no Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. Na primeira passagem da Stock Car pela pista neste ano, o paranaense tem boas lembranças: fez uma pole position e venceu a primeira corrida do domingo.

O que ele disse:

“Não entendi direito o que aconteceu na punição, mas regras são regras. Cumpri o drive through na primeira corrida, não marquei pontos e tive de lutar para limitar os danos na segunda prova do dia. Apostei na estratégia, deixei para fazer o pit stop mais para o fim da janela e ainda consegui salvar uma décima posição. Não perdemos muitas posições no campeonato e agora vamos para o Velocitta, onde fiz pole e venci corrida neste ano. Vamos lutar por um bom resultado lá para seguir na briga. “
Ricardo Zonta

Stock Car – Classificação (top10):

  1. Gabriel Casagrande 248 pontos
    2. Rubens Barrichello 227
    3. Thiago Camilo 216
    4. Rafael Suzuki 207
    5. Ricardo Zonta 205
    6. Felipe Fraga 202
    7. Gianluca Petecof 201
    8. Daniel Serra 191
    9. Guilherme Salas 184
    10. Cesar Ramos 168

Comentários

Loading…

Dudu Barrichello termina em sexto em Buenos Aires e soma pontos importantes na Stock Car

Átila Abreu sai sem pontos de Buenos Aires e planeja volta ao protagonismo no Velocitta