in

Shell faz duplo top10 na Stock Car com Petecof em sexto e Zonta em nono em Cascavel

Foto por José Mário Dias

A dupla da Shell novamente foi destaque na Stock Car em Cascavel neste domingo. Vencedor na véspera, Gianluca Petecof terminou em sexto com o carro #101. Já Ricardo Zonta, que recebeu um novo motor depois da quebra no sábado, teve uma  jornada consistente para terminar em nono. Ambos receberam a quadriculada à frente de suas posições iniciais no grid.

Depois de duas etapas, Gianluca é terceiro no campeonato, com 110 pontos. Zonta, que teve problemas no turbo em duas das três corridas realizadas em 2025 e correu no domingo com um motor pior que o seu original, é 17º, com 47.

A corrida principal em Cascavel mais uma vez foi dominada pelos novos SUV da Mitsubishi. A marca que estampa os carros de Zonta e Petecof, além de todas as posições de pódio, colocou seis representantes no top10.

Petecof alinhou o SUV preparado pela Car Racing KTF em oitavo no grid, duas posições à frente de seu colega na Shell. Ambos sustentaram as posições na volta inicial, com Felipe Massa entre eles. Então Petecof avançou para sétimo.

A janela de paradas obrigatórias foi aberta na volta 6. Zonta imediatamente levou o #10 para os pits da equipe Shell-RCM. Petecof permaneceu na pista até a volta 14.

Com os pits obrigatórios realizados por todos os competidores, Gianluca era quinto e Zonta nono.

O pelotão então ficou estabilizado, até que, nos cinco minutos finais, novamente as ultrapassagens voltaram.

Gianluca lutou com o que tinha para repetir um top5, mas, com menos botões de ultrapassagem, acabou ficando à mercê de seu companheiro de equipe Felipe Baptista, que o ultrapassou na penúltima volta.

Zonta, por sua vez, batalhava com Cesar Ramos e Gabriel Casagrande. E a disputa surtiu efeito com ele avançando de décimo para nono na volta final.

A próxima etapa da Stock Car acontece no Velopark dentro de duas semanas.

O que eles disseram:
“Foi uma etapa muito boa, com pontos importantes. A gente tinha oito pushes para domingo, contra uma média de 30 dos concorrentes. Sabíamos que seria uma batalha árdua. Mas o nosso ritmo era muito sólido, especialmente depois do pit. Consegui abrir do pelotão que vinha usando o push e, no finalzinho, perdi o top5 por muito pouco. Mas, olhando pela perspectiva com a quantidade de pushes disponível antes da corrida, foi mais que poderia esperar. Agora vamos seguir trabalhando duro para o Velopark e tentar tirar ainda mais diferença para as duas equipes que estão à nossa frente.”
Gianluca Petecof

“Final de semana a gente estava bem otimista, especialmente no sábado quando tinha condições de vencer. Acredito que ia ser dobradinha da Shell. Mas uma pena a quebra do motor, com a turbina. Aí me deram um motor diferente para hoje e o motor não correspondia. Perdia muito de reta comparado com os carros que eu brigava entre sexto e nono lugar. Perdia muito de reta e na corrida longa, com todos dando push, acaba meio engessada a estratégia. Mesmo que um piloto use o push para atacar, o outro usa para defender e isso deixa a disputa um pouco monótona para todos. A temperatura no carro também está muito alta, passando de 60ºC dentro do carro. A bem dizer: foi a primeira corrida que terminamos sem problemas. Mas, pela falta de performance do motor não deu para ir além de nono. Salvamos alguns pontinhos, mas, se não fosse a quebra, poderíamos ter feito muito mais”
Ricardo Zonta

Stock Car – Classificação após duas etapas:
1. Felipe Fraga 127 pontos
2. Guilherme Salas 123
3. Gianluca Petecof 110
4. Felipe Baptista 103
5. Allam Khodair 87
6. Daniel Serra 75
7. Gabriel Casagrande 74
8. Rubens Barrichello 70
9. Ricardo Mauricio 69
10. Nelson Piquet Jr 67
11. Zezinho Muggiati 66
12. Thiago Camilo 65
13. Gaetano di Mauro 64
14. Cesar Ramos 60
15. Enzo Elias 57
16. Denis Navarro 56
17. Ricardo Zonta 47
18. Lucas Foresti 42
19. Caca Bueno 34
20. João Paulo Oliveira 30
21. Rafael Suzuki 29
22. Felipe Massa 27
23. Arthur Gama 25
24. Vicente Orige 25
25. Julio Campos 20
26. Artur Leist 12
27. Lucas Kohl 11
28. Raphael Reis 11
29. Bruno Baptista 11
30. Átila Abreu 8
31. Helio Castroneves 1

Comentários

Loading…

Rubens Barrichello tem nova escalada com o SUV #111 em Cascavel