No primeiro dia oficial da quarta etapa da temporada 2025 da Stock Car, que marca a estreia dos novíssimos e tecnológicos SUV da categoria, os pilotos da Shell tiveram programações distintas ao longo dos dois treinos livres realizados nesta sexta-feira (18).
Recordista dos testes coletivos realizados desde terça-feira com sua marca da véspera, Ricardo Zonta sabia que tinha um carro competitivo para a tomada de tempo, como já demonstrado nas três etapas anteriores. Por isso, ele e a equipe Shell-RCM decidiram concentrar os trabalhos no acerto de corrida, com foco especial na durabilidade do equipamento. Nas três etapas com os novos SUV da categoria, Zonta chegou a liderar corridas, mas foi forçado a abandonar por conta de falhas mecânicas relacionadas ao equipamento, problemas alheios ao piloto e à equipe. O plano desta sexta-feira, portanto, foi claro: preparar um carro confiável para domingo e contornar os desafios que vêm comprometendo seus resultados.
Já Gianluca Petecof, que enfrentou problemas apenas na etapa de abertura em Interlagos quando foi incapaz de competir, completou ambas as provas nas etapas seguintes e dedicou o dia a ajustar a parte dianteira do carro, que apresentava instabilidades desde os testes coletivos. Diferentemente do carro #10 de Zonta, o #101 de Petecof vinha se mostrando confiável, mas ainda carecia de performance. Foi nesse ponto que o piloto e a equipe CAR Racing KTF concentraram seus esforços.

Após uma sexta-feira de análises intensas, Gianluca terminou o dia satisfeito com os avanços e destacou o bom trabalho conjunto com seus engenheiros. Assim como Zonta, parte otimista para a sequência do fim de semana no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu.
A programação deste sábado conta com o treino classificatório pela manhã, seguido da corrida Sprint à tarde. No domingo, a corrida principal encerra a etapa com 50 minutos mais uma volta, a partir das 12h05. As provas têm transmissão pelos canais Sportv e Band.
O que eles disseram:
“Hoje foi um dia de muito trabalho em que nosso foco totalmente em desenvolver o acerto do carro para a corrida. Estamos com a expectativa de mais um final de semana positivo, mesmo sem usar pneus novos nos treinos livres sabemos que temos performance pelo que o carro apresentou no teste coletivo.”
Ricardo Zonta
“Possivelmente este é um dos finais de semana que mais trabalhei na Stock Car, não só pelos dias a mais de pista, mas porque no começo estávamos com muitos problemas no carro. A gente veio resolvendo e agora conseguimos chegar bem próximo da frente, dois décimos do P2 do grupo. Estou satisfeito com a evolução que a gente teve, claro que ainda temos trabalho para amanhã brigarmos na frente, mas estamos indo para o qualy mais tranquilos.”
Gianluca Petecof
Cronograma – Stock Car – Etapa 4 (Velocitta):
Sábado, 19 de julho:
10:15 – 11:05 – Treino Classificatório
14:10 – Corrida 1 (30 min + 1 volta)
Domingo, 20 de julho:
12:05 – Corrida 2 (50 min + 1 volta)
