Principal patrocinadora do esporte a motor no mundo, a Shell não repetiu na segunda passagem da Stock Car pelo Velocitta o exuberante desempenho de agosto, quando Ricardo Zonta fez pole, recorde e vitória na corrida 1 e Gianluca Petecof saiu do fim de semana como maior pontuador.
A dupla teve uma jornada atribulada neste domingo, mas segue consistente no top10 da tabela de classificação. Zonta é sétimo colocado com 205 e Petecof vem imediatamente atrás, com 204.
Ambos conservam chances de título, que será definido nas próximas duas etapas, em Cascavel e Interlagos.
A penúltima etapa da temporada acontece na pista do oeste paranaense nos dias 25 e 26 de novembro.
As Corridas:
Zonta largou em 11º e fez uma escalada consistente no primeiro stint. Ele entrou nos pits na volta 11, em sexto lugar. Uma volta depois outro piloto saindo dos pits não respeitou a trajetória do Toyota Corolla #10, que vinha lançado por dentro na curva 1. O choque foi inevitável. Zonta abandonou e o adversário acabou posteriormente desclassificado.
Mas os danos impediram o ex-F1 de largar na corrida 2.
Petecof também foi sólido em seu primeiro stint. Após largar de 21º, o melhor estreante da Stock Car em 15 anos entrou nos pits em oitavo na volta 13. Com o pelotão reordenado, Gianluca figurava em 19º. Ele então aproveitou a relargada da volta 16 e avançou mais uma posição, para pontuar com o 18º lugar.
Na corrida 2, Petecof tracionou bem na largada e soube se posicionar. Ele fechou a primeira volta em 14º. Vinha uma posição à frente na volta 2, quando seu carro ficou sem roda, forçando o piloto Shell a abandonar.
O que eles disseram:
“Estava brigando pela sexta posição, a equipe fez um ótimo trabalho na parada de box e já estávamos estudando a segunda bateria, ficar entre os seis primeiros seria ótimo para nós. Um carro saindo do box não respeitou a minha preferência de curva, tocou em mim, quebrou a suspensão do meu carro e me tirou das duas baterias. Zerei na pontuação e é uma pena. A saída do box sempre tem que respeitar o piloto que vem por dentro e infelizmente ele não respeitou.”
Ricardo Zonta
“Uma pena, a gente tinha feito um ótimo trabalho para preparar o carro para a segunda corrida. Um toque na primeira volta comprometeu a roda que veio a quebrar algumas voltas depois. Acho que daria para ter aproveitado um pouco mais a etapa, mas faz parte. Seguimos firmes no campeonato e temos mais duas etapas para avançar até onde a gente espera.”
Gianluca Petecof
Stock Car – Classificação após 10 etapas (top10):
- Gabriel Casagrande 277
- Felipe Fraga 247
- Thiago Camilo 242
- Rubens Barrichello 237
- Daniel Serra 229
- Rafael Suzuki 221
- Ricardo Zonta 205
- Gianluca Petecof 204
- Ricardo Mauricio 190
- Felipe Baptista 186