Em mais um sábado extremamente desafiador para os novíssimos SUV Shell na Stock Car, Gianluca Petecof e Ricardo Zonta tiveram lampejos de seus melhores desempenhos na categoria no Velocitta.
Depois de um quali muito complicado para os dois pilotos, com ambos eliminados no Q1 sem potência em seus carros, houve reação na corrida da tarde. A nota positiva do vencedor da corrida de sprint da semana passada foi a primeira volta. Gianluca largou em P25 e finalizou a primeira volta em 13º.
Depois mais uma vez amargou falhas no motor do novo equipamento introduzido pela Stock Car em 2025 e foi perdendo terreno, para receber a bandeirada em 22º.

Ricardo Zonta sofreu mais ainda no classificatório, largando em P29. Ele se livrou de um enrosco na largada e foi galgando o pelotão. O plano da equipe Shell-RCM era prolongar o stint do ex-F1, para Zonta ganhar posições durante as paradas dos concorrentes. Ele chegou ao segundo lugar, até fazer sua parada na volta 15.
Depois retornou à pista em 17º e recebeu a bandeirada em 18º, selando um avanço de 11 posições em relação ao ponto em que alinhou seu SUV no grid.
Neste domingo a corrida de 50 minutos tem largada prevista para 13:10, com transmissão ao vivo por Band e Sportv. Zonta larga outra vez em 29º e Gianluca em 25º.
Se, em Mogi Guaçu, a dupla da Stock Car novamente padeceu com falta de performance no equipamento, do outro lado do mundo a cena foi diferente.
Aurelia Nobels alinhou seu carro na primeira fila e recebeu a bandeirada em quarto pela F1 Academy. Ela larga em sétimo na corrida principal da categoria destinada exclusivamente a mulheres dentro do evento da F1. A categoria tem transmissão ao vivo em seus canais oficiais.
O que eles disseram:
“P4 na corrida com grid invertido. Estou feliz com o ritmo que mostramos hoje, com a segunda volta mais rápida. Foi frustrante não conseguir um pódio depois de ter um bom começo disputando pela liderança. Amanhã largamos de sétimo e vamos buscar bons resultados de novo.”
Aurelia Nobels
“O quali foi muito difícil e saindo lá de trás a pista fechou na minha frente, consegui escapar da batida na largada e avancei algumas posições. Tentamos permanecer o máximo na pista para ver se avançávamos, mas ainda não estava no ritmo ideal depois do pit e hoje entregamos o que dava com o equipamento que tínhamos à disposição.”
Ricardo Zonta
“Foi um dia bem difícil. Por alguma razão, nosso carro não tinha velocidade nenhuma. Do mesmo jeito que eu fico chateado e desapontado, a equipe e meu engenheiro também ficam, então vamos tentar entender o motivo de estarmos tão lentos. Na corrida, até fiquei feliz em um momento, logo após a primeira volta, quando consegui escapar da confusão e aparecer em 13º. Mas depois, só via os outros indo embora e me ultrapassando, sem poder fazer nada. A gente vai continuar trabalhando. Ainda temos muitos problemas de motor, e isso não está nas mãos da equipe, que vem fazendo tudo o que pode. Agora é tentar encontrar um caminho melhor e, quem sabe, ele apareça amanhã.”
Gianluca Petecof
Cronograma – Stock Car – Etapa 8 (Velocitta):
Domingo, 05 de outubro
13:10 – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
F1 Academy – 6ª etapa (Singapura):
Domingo, 05 de outubro
04h30 – Corrida 2
