Após seis anos, a Shell volta a acelerar no Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande (MS), o qual sediará a nona etapa da Stock Car durante esse final de semana. A maior patrocinadora do esporte a motor no mundo desembarca no Centro-Oeste com expectativas renovadas para Ricardo Zonta e Gianluca Petecof, que vivem momentos distintos para este desafiador traçado.
Enquanto Zonta já tem familiaridade com o circuito por ter integrado o grid da categoria em passagens anteriores, o desafio é praticamente inédito para Petecof. O piloto do SUV #101 teve apenas uma breve experiência na pista no início do ano, durante uma participação especial na Nascar Brasil, e agora encara sua primeira etapa da Stock Car no autódromo.
Com 3.443 metros de extensão, nove curvas e sentido anti-horário, o traçado de Campo Grande é conhecido pelas freadas fortes e pelas zonas de tração curta, que exigem controle e precisão dos pilotos sob o calor intenso característico da região.

Dono de duas vitórias em corridas sprint na temporada, nas provas de Cascavel e Velocitta de setembro, Petecof busca repetir seu bom desempenho em provas curtas e assegurar uma performance mais consistente na sequência da temporada. O objetivo do piloto do SUV #101 é manter um ritmo sólido e competitivo para conquistar pontos importantes e consolidar presença entre os dez primeiros do campeonato.
Zonta, por sua vez, chega a Campo Grande com confiança renovada após um intenso trabalho de revisão de chassi e ajustes no SUV #10 realizados entre as etapas. O ex-Fórmula 1 acredita que as modificações devem devolver ao carro preparado pela equipe Shell-RCM o comportamento ideal para retomar a performance competitiva e explorar todo o potencial do equipamento já a partir dos treinos desta sexta-feira.
A programação da nona etapa da Stock Car começa nesta sexta-feira (24), com o shakedown às 9h40 e treinos livres ao longo do dia. No sábado (25), a classificação será às 9h30, seguida da corrida sprint às 16h30. No domingo (26), a corrida principal tem largada marcada para às 12h10, com transmissão ao vivo pela Band, sportv e pelos canais digitais oficiais da categoria.
O que eles disseram:
“A etapa de Campo Grande para nós é de muita expectativa. Após as duas últimas etapas no Velocitta, acabamos descobrindo vários problemas no chassi do carro. Não sentíamos um comportamento bom nas curvas. Conseguimos focar nisso e estamos vindo com várias modificações no carro para solucionar esses problemas que identificamos na oficina.”
Ricardo Zonta
“Essa semana abrimos o último terço do campeonato em Campo Grande, uma pista que eu conheço muito pouco. Corri lá apenas uma vez, na Nascar Brasil, mas com pouquíssima quilometragem. Então, vai ser uma semana de muita adaptação, tanto minha quanto da equipe. O objetivo, que vem sendo o mesmo nas últimas etapas, é recuperar competitividade com mais consistência. No Velocitta, tivemos uma primeira semana muito positiva, vencendo a corrida, e na seguinte, praticamente sem performance. Se conseguirmos recuperar um pouco de velocidade, já será suficiente para voltar a pontuar bem e nos aproximar do top 10 do campeonato.”
Gianluca Petecof
Cronograma – Stock Car – Etapa 9 (Campo Grande):
Sexta-feira, 24 de outubro
09:40 – 09:55 – Shakedown – 1º Grupo
10:00 – 10:15 – Shakedown – 2º Grupo
11:05 – 11:35 – Treino Livre 1 – 1º Grupo
11:40 – 12:10 – Treino Livre 1 – 2º Grupo
16:25 – 16:55 – Treino Livre 2 – 1º Grupo
17:00 – 17:30 – Treino Livre 2 – 2º Grupo
Sábado, 25 de outubro
09:30 – 10:20 – Treino Classificatório
16:30 – Corrida Sprint (30 min + 1 volta)
Domingo, 26 de outubro
12:10 – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
