in

Stock Car: Petecof se segura em 4º no campeonato com a Shell após escalada de P28 para P14

Ricardo Zonta sofre com SUV “morto” após troca de componente no turbo

Photo:Jose Mario Dias/JMD.Photo

A Shell teve um sábado duríssimo com a primeira prova da rodada dupla do Velocitta pela Stock Car. A nota positiva para a maior patrocinadora do esporte a motor no mundo ficou por conta da escalada de Gianluca Petecof. O estreante do ano de 2023 largou em 28º e recebeu a bandeirada em 14º depois de 30 minutos de ação em Mogi Guaçu.

Como consequência, minimizou os danos de um classificatório apagado pontuando novamente. Ele caiu de terceiro para quarto no campeonato depois de seis corridas realizadas com os novíssimos e tecnológicos SUV introduzidos pela Stock Car em 2025.

Já Ricardo Zonta não foi capaz de mitigar os danos de peças problemáticas fornecidas para os carros. O ex-F1 teve um componente do turbo de seu carro substituído antes da tomada de tempo, o que tirou totalmente a performance do equipamento preparado pela Shell-RCM.

O dano foi tamanho, que o turbo não “encheu” adequadamente para a largada, de onde Zonta partia em 21º. Consequentemente seu SUV ficou distante do que vinha imediatamente à sua frente para o início da corrida, o que os comissários desportivos sancionaram como queima de largada.

Com um carro defeituoso e forçado a fazer um drive-thru imposto justamente por decorrência dessa falha, Zonta permaneceu na pista apenas para completar a corrida, em 27º lugar.

Petecof, por sua vez, teve um salto bonito no início, avançando de 28º para 21º na volta inaugural.

Ele seguiu no ritmo do pelotão intermediário com o SUV #101, aproveitando todas as oportunidades que se apresentaram. Era vigésimo quando a janela de paradas foi inaugurada na volta 8 e parou duas passagens mais tarde, quando já frequentava o top10.

Gianluca deixou os pits da equipe CAR Racing KTF em 16º e ainda conquistou mais um par de posições até a bandeirada.

Neste domingo acontece a corrida de 50 minutos que marca o fim da quarta etapa de 2025. Zonta parte novamente em 21º no grid, com Gianluca em 28º. A prova começa 12:10, com transmissão ao vivo da Band e Sportv.

O que eles disseram:
“Hoje foi um dia duro, quando estamos em uma disputa pelo campeonato precisamos performar e hoje na classificação não chegamos nem perto disso. Tivemos alguns problemas com o acerto dianteiro do carro e não conseguimos virar bem nos tempos. Na corrida acredito que de alguma forma acabou nos ajudando, tínhamos um ritmo muito bom e conseguimos escalar. Por enquanto, vamos aproveitando as corridas para escalar e somar pontos até conseguirmos resolver o problema e voltar a brigar pela vitória.”
Gianluca Petecof

“Infelizmente houve troca de um componente do turbo do meu carro pela manhã e ele ficou morto depois. Na corrida não tivemos performance em nenhum momento e isso ficou claro especialmente na largada, quando o pelotão acelerou e não conseguimos acompanhar, deixando uma distância para o carro da frente. Uma pena mais uma vez passar por isso, mas vamos seguir trabalhando com profissionalismo para colocar a Shell onde a marca merece”
Ricardo Zonta

Comentários

Loading…

Arthur Gama é 13º no Velocitta, seu melhor resultado na Stock Car

Starrett Bassani F4 vence com Pedro Lins no Velocitta