in

Stock Car: Ricardo Zonta anota recorde dos novos SUV para Shell no Velocitta

Gianluca Petecof enaltece confiabilidade, mas busca melhor equilíbrio para o #101

Photo:Jose Mario Dias/JMD.Photo

Os treinos extras visando ampliar a confiabilidade dos carros da Stock Car foram concluídos nesta quinta-feira (17) no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), com os treinos extras da nova geração de carros SUV da categoria. E a Shell começou o final de semana com destaque: Ricardo Zonta registrou o novo recorde da pista com os SUVs, cravando 1:28.732 no treino da manhã.

Piloto do carro #10 da Shell-RCM, Zonta é o maior vencedor da história do Velocitta, com três vitórias. Também detém o maior número de poles na pista (três), o melhor tempo de volta em corrida com a geração anterior dos carros da Stock Car e o recorde absoluto de volta rápida na era dos sedans. Com esse retrospecto, o piloto paranaense reúne todos os ingredientes para voltar a brigar por pódios e troféus neste circuito seletivo e técnico.

No período da tarde, durante simulação de corrida em condições de temperatura mais elevada, Zonta voltou a enfrentar problemas no carro alheios a competência da equipe, o que liga o sinal de alerta na equipe Shell-RCM. Apesar de ser protagonista em todas as três corridas já disputadas em 2025, o ex-F1 ainda busca um final de semana livre de imprevistos para transformar performance em resultado.

Do outro lado, Gianluca Petecof iniciou a etapa com equilíbrio, mas ainda busca um melhor acerto para o carro #101. O piloto ressalta que os problemas de confiabilidade foram solucionados e agora o foco está em otimizar o desempenho para se manter firme na briga pelo topo da tabela do campeonato.

Ambos os carros Shell participaram dos dois treinos extras do dia, realizando diferentes testes para garantir uma base sólida visando a sequência da etapa.

A programação segue nesta sexta-feira (18), com dois treinos livres a partir das 9h25. No sábado (19), o treino classificatório acontece às 10h15, seguido pela corrida sprint à tarde. O encerramento da etapa será no domingo (20), com a corrida principal marcada para às 12h.

O que eles disseram:
“É muito legal marcar o recorde da pista. De manhã tínhamos um carro bem rápido na temperatura que será a classificação e agora no treino da tarde fizemos um teste para ver como o carro reagiria em ritmo de corrida e voltamos a ter alguns problemas, o que é uma pena porque mesmo com todo desenvolvimento que estamos fazendo para melhorar os carros ainda não está sendo suficiente. É preocupante, mas estamos torcendo para que a categoria consiga arrumar essas questões na parte elétrica que tem surgido para termos muitos carros na disputa de domingo .”
Ricardo Zonta

“O ponto positivo de hoje foi a evolução na confiabilidade, claro que ainda existem alguns carros com problema, mas em termos de motor eu não tive. Porém, desde o Velopark estamos com lutando notando alguns problemas na frente do carro. Acredito que a grande missão de amanhã será solucionar o acerto para salvar o final de semana antes de tomarmos decisões mais drásticas.”
Gianluca Petecof

Cronograma – Stock Car – Etapa 4 (Velocitta):
Sexta-feira, 18 de julho:
09:25 – 09:55 – Treino Livre 1 (1º grupo)
10:00 – 10:30 – Treino Livre 1 (2º grupo)
14:30 – 15:00 – Treino Livre 2 (1º grupo)
15:05 – 15:35 – Treino Livre 2 (2º grupo)

Sábado, 19 de julho:
10:15 – 11:05 – Treino Classificatório
14:10 – Corrida 1 (30 min + 1 volta)

Domingo, 20 de julho:
12:05 – Corrida 2 (50 min + 1 volta)

Comentários

Loading…

Histórico de Zonta no Velocitta e Petecof em terceiro no campeonato empurram a Shell na Stock Car

Após fim de semana mágico, piloto Mobil, Rubens Barrichello, chega motivado para a Stock Car no Velocitta