A etapa da Stock Light em Cascavel foi mais um teste de resiliência para Enzo Bedani e o time do carro #98. Sem performance desde o primeiro treino, o vice-campeão de 2024 e melhor estreante da temporada passada tirou o máximo possível das condições desafiadoras na pista mais radical do calendário. Ele finalizou o domingo com um sexto e um terceiro lugares, para permanecer no topo da tabela de pontos da categoria de acesso à Stock Car.
A seis corridas do fim do ano, Enzo é o piloto que está mais próximo do pacote de benefícios no valor de R$ 2,5 milhões oferecido pela organização. Mas sua margem para o segundo colocado foi reduzida em Cascavel.
Enzo tem 247 pontos e seu perseguidor mais próximo acumula 240. O terceiro colocado no campeonato tem 211.

Na corrida 2, Enzo largou em oitavo e soube defender sua linha quando o pelotão se acomodou na pista. Ele percebeu dois concorrentes se atacando à sua frente e logo tratou de passar ambos na tomada da curva final, subindo para sexto.
Após cinco voltas, tinha menos de 1s de desvantagem para o concorrente mais próximo. Então houve uma disputa mais acirrada pelo terceiro lugar, envolvendo três carros, que vinham trocando de posição impulsionados pelo botão de ultrapassagem.
Assim Bedani alcançou o pelotão, abrindo ataque sobre o #293.
Mas a direção de prova lançou a bandeira vermelha, após acidente de outros concorrentes.
Depois de 15 minutos de prova interrompida, a ação foi retomada com os carros comboiados pelo safety-car por uma volta de aquecimento. A relargada em fila indiana aconteceu na abertura da volta 13, com menos de 5 minutos no cronômetro regressivo para abertura da volta final.
Na volta 14, com o botão de ultrapassagem, Bedani se lançou por dentro de Leo Reis para ser quinto na freada do fim da reta Oposta.
O adversário deu o troco na volta seguinte no mesmo trecho, mas teve dificuldade em contornar a curva, escapando da pista e retornando, ganhando vantagem no processo.
A disputa seguiu até a volta final, com o #98 recebendo a bandeirada em sexto. Foi apenas seu segundo resultado fora do top5 no ano.
Os carros então entraram nos pits para reabastecimento e foram reordenados para o grid da corrida final.
Pela regra da inversão do grid, Enzo alinhou sua máquina em terceiro lugar para a última largada da etapa de Cascavel.
Caiu para quinto no apagar das luzes e a corrida começou a registrar inúmeros toques. Em um incidente o caminho ficou obstruído à frente de Bedani, que sobreviveu achando uma linha improvável.
Ele era sexto novamente quando o carro de segurança foi lançado. A relargada veio na volta 6, com pouco mais de 16 minutos na prova.
O primeiro colocado abriu 3.6s de frente. E depois a prova tinha um pelotão compacto, do segundo ao oitavo lugar, trocando tinta em algumas disputas no limite da esportividade.
Aí o carro de segurança mais uma vez foi convocado a intervir na volta 15, após contato entre dois outros oponentes na tomada do Bacião.
A relargada veio para três voltas finais a velocidade plena.
Enzo avançou para quinto, aproveitando brecha deixada por um concorrente que tentava avançar à sua frente. Na última volta, mais uma vez soube se valer do espaço aberto por outro carro e subiu para quarto, em manobra que seria chave para manutenção da liderança do campeonato.
Na volta de consagração, a direção de prova anunciou penalização de 20s a outro carro, o que promoveu Bedani a mais um pódio, em terceiro lugar.
A próxima etapa da Stock Light acontece no Velocitta, em 8 de outubro.
O que ele disse:
“Este não foi o final de semana com a nossa melhor performance, mas ainda conseguimos ficar no top5 nas corridas e salvar um P3 na última. Em relação ao campeonato, perdemos alguns pontos, mas acontece. Nem todas as etapas vamos conseguir abrir muito ou manter nossa média boa de pontos. Agora, vamos focar para a próxima etapa, temos um bom carro e gosto muito da pista, além de ter uma boa performance nela.”
Enzo Bedani
Stock Light – Campeonato (top5):
1. Enzo Bedani 247
2. Felipe Barrichello Bartz 240
3. Leo Reis 211
4. Alfredinho Ibiapina 174
5. Mathias de Valle 152
