in

Gabriel Koenigkan é segundo entre os rookies da Stock Light em nova prova positiva no Velocitta

Carro #7 se destaca no pelotão de elite nas duas corridas de domingo, até ser tirado do pódio da prova 3 no fim

Foto por Ricardo Saibro

O domingo reservou mais quilometragem de franca evolução para Gabriel Koenigkan no carro #7 da Stock Light. O piloto brasiliense de 16 anos de idade andou quase o tempo todo consistente dentro do grupo dos ponteiros, conquistou mais um pódio de rookies em segundo e estava destinado ao pódio geral em terceiro quando teve o carro rodado por outro competidor a duas voltas do fim da corrida 3.

Foi um desfecho positivo para o medalhista do FIA Motorsport Games, que na próxima semana já volta sua atenção para a Copa Brasil de Kart, a ser disputada em Aracaju.

A próxima etapa da Stock Light acontece em Cascavel no fim de semana de 6 e 7 de setembro.

As corridas

A fila de onde largou Gabriel reagiu pior, com os carros da linha interna, todos avançando no apagar das luzes. Assim o #7 caiu de sexto no grid para nono ao término da primeira volta, finalizada com ingresso do safety-car.

A relargada veio no início da terceira volta.

Gabriel era nono e quase foi atingido por outro competidor que havia sido empurrado para fora da pista no Saca-Rolha em disputa imediatamente à sua frente.

Na volta 5, Koenigkan passou um concorrente, assumindo o oitavo lugar. A posição o brindaria com o primeiro lugar no grid da corrida 3, mas o piloto estreante sabia do potencial de seu carro para seguir escalando.

Tanto que ao término da sexta volta, o brasiliense de 16 anos de idade já era sexto.

Ele estava em uma formidável batalha pelo quarto lugar quando o carro de segurança foi mais uma vez chamado a intervir.

A relargada veio na abertura da volta 11, com Gabriel em sétimo. Ele tentou atacar, mas os carros tinham performance muito próxima nas duas voltas finais, de modo que o medalhista do FIA Motorsport Games recebeu a bandeirada nesta mesma posição. E imediatamente foi promovido a sexto colocado em razão de acréscimo de 5s ao tempo de volta de outro piloto por atitude antidesportiva.

Com a inversão do grid, o brasiliense seria terceiro no grid da corrida 3.

A terceira largada aconteceu normalmente, exceto pela manobra de um adversário emocionado, que saltou do fundo do grid para a liderança com o pelotão todo em velocidade pré-largada, manobra imediatamente sancionada com drive-thru. Koenigknan conservava o terceiro lugar com a corrida em ritmo normal.

A relargada veio na volta 8, com Leo Reis atacando Koenigkan.

Na abertura da quinta volta, outro carro mergulhou com tudo tentando múltiplas ultrapassagens, mas Gabriel fechou bem a porta. Então o carro de segurança novamente foi necessário, com o #7 em quarto.

Mais uma relargada aconteceu, agora na abertura da volta 9. O piloto da W2 vinha consistente na quarta posição. E logo leu a oportunidade para passar Reis de volta e assumir o terceiro lugar, o que fez com autoridade. Mas o concorrente tentou se enfiar de volta na curva do Museu e houve contato que fez Gabriel rodar e cair para o fundo do pelotão.

Ele retornou à pista, para receber a bandeirada em 12º.

O que ele disse:
“Essa foi uma semana muito legal, o Velocitta era uma pista que ainda não conhecia e me adaptei bem rápido ao traçado. Tínhamos um ritmo muito bom e sempre estávamos entre o top5. Na primeira corrida larguei de sexta colocação e terminei em quinto, ficando em segundo lugar na Rookie. Hoje na segunda corrida do final de semana também larguei da sexta posição, mas acabei me enrolando um pouco, perdemos algumas posições e finalizamos em sétimo. Já na terceira corrida, com a inversão de grid, larguei de terceiro e estava disputando com os outros adversários, mas nas voltas finais tive um incidente com outro adversário que me jogou para trás. No geral foi uma semana muito boa, foi a primeira etapa que consegui terminar todas as corridas e a evolução foi muito positiva.”
Gabriel Koenigkan

Comentários

Loading…

Enzo Bedani sobe novamente no pódio e lidera a Stock Light na metade da temporada

Gabriel Gomez domina em Paul Ricard e lidera na abertura da Euro4