Gabriel Koenigkan encara neste fim de semana mais um desafio em sua temporada de estreia na Stock Light. O brasiliense de 16 anos, piloto do carro #7 da W2 Racing ProGP, chega ao Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR), para a quarta etapa do campeonato, que marca o início da segunda metade do calendário.
Além do automobilismo, Gabriel segue ativo no kartismo, modalidade em que iniciou sua carreira e ainda divide atenção em 2025. No início de agosto, disputou a Copa Brasil de Kart em Aracaju e, na última semana, participou da Copa Beto Carrero, em Santa Catarina.
Agora, pela primeira vez, o rookie terá contato com o desafiador circuito cascavelense e com seu trecho mais emblemático: o Bacião. A curva de raio longo, considerada a mais exigente do Brasil, será um novo teste para o jovem piloto, que chega embalado por resultados positivos no Velocitta.

A primeira temporada nos carros de turismo tem sido desafiadora, mas marcada por evolução contínua. Em Interlagos, na abertura do campeonato, Gabriel foi nono logo em sua estreia. No Velopark, encerrou uma das provas em 11º, mesmo largando dos boxes após enfrentar problemas no carro. No Velocitta, a evolução ganhou corpo: conquistou seu melhor resultado no ano ao terminar em quinto na Corrida 1 e assegurou o segundo lugar no pódio rookie. No domingo, repetiu a presença no pódio de estreantes e esteve perto de subir ao top3 geral na Corrida 3, mas foi atingido por outro competidor nas voltas finais.
Cascavel representa a sequência desse processo de crescimento. Com 3.058 metros de extensão, o traçado paranaense é um dos mais velozes e seletivos do calendário, combinando curvas rápidas e pontos de ultrapassagem estratégicos. Para Gabriel, será mais uma oportunidade de consolidar sua adaptação aos carros de turismo e buscar novos avanços.
A programação da etapa tem início na sexta-feira (5), com o shakedown às 8h40, seguido do treino para rookies às 10h05 e duas sessões de treinos livres às 12h35 e 14h50. No sábado (6), acontecem as tomadas de tempo para definição dos grids a partir das 8h, seguidas da Corrida 1 às 11h45. O domingo (7) encerra a rodada tripla com mais duas provas: Corrida 2 às 10h20 e Corrida 3 às 11h. Todas as corridas terão transmissão ao vivo pelos canais SporTV e BandSports, além das mídias digitais da categoria.
O que ele disse:
“Chegamos à quarta etapa da Stock Light, em Cascavel, que marca o início da segunda metade do campeonato. Será mais uma pista nova para mim e estou bem animado. Acredito que podemos fazer um trabalho muito bom lá, especialmente com base nos resultados que tivemos no Velocitta. A evolução tem sido grande a cada etapa e tenho certeza de que será ainda maior em Cascavel. Vamos com tudo em busca dos melhores resultados possíveis e, acima de tudo, de continuar essa evolução.”
Gabriel Koenigkan
Cronograma – Stock Light – Etapa 4 (Cascavel):
Sexta-feira, 5 de setembro
08:40 – 08:50 – Shakedown
10:05 – 10:30 – 1º Treino – Rookie
12:35 – 13:00 – 2º Treino – Grupo Único
14:50 – 15:15 – 3º Treino – Grupo Único
Sábado, 6 de setembro
08:00 – 08:10 – Treino Classificatório – 1º Grupo
08:15 – 08:25 – Treino Classificatório – 2º Grupo
11:45 – Corrida 3 (25 min + 1 volta)
Domingo, 7 de setembro
10:20 – Corrida 2 (20 min + 1 volta)
11:00 – Corrida 3 (25 min + 1 volta)
